11/02/2021

- PASCOM - Diocese de Bom Jesus do Gurgueia - PI

Aconteceu no dia 10 de fevereiro de 2021 na Catedral de N. Sr.ª das Mercês na cidade de Bom Jesus – PI, Santa Missa de envio e despedida do Padre Jucilei Lima da Silva, que irá fazer estudos de mestrado em Teologia. Mística e Liturgia.
Na cidade de São Paulo, na PUC-SP.

A Santa Missa foi presidida pelo Bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia Dom Marcos Antônio Tavoni e demais concelebrantes Padre José Dino Pároco da Catedral e Reitor do Santuário Bom Jesus da Boa Sentença, Padre Zorenilton, vigário paroquial em N. Senhora de Fátima, Monte Alegre-PI  e Padre Hélio, missionário do Caminho Neocatecumenal e com cânticos ministrados  pelo Coral Nossa Senhora das Mercês, um dos trabalhos litúrgicos organizado, preparado e empenhado pelo Padre Jucilei, ao longo dos 04 anos em Bom Jesus-PI.

Em sua homília Dom Marcos nos recordava que “pela ocasião da memória de Santa Escolástica, irmã de São Bento, a mesma não desejava que o mesmo partisse para uma nova missão, da mesma forma gostaríamos de dizer ao Padre Jucilei “fica!”, mas para o bem da Igreja precisamos que ele vá!“ Dom Marcos também destacou que o Evangelho nos recorda que “do coração do homem saem muitas coisas más, porém também coisas boas e destas podemos destacar algumas qualidades do Padre Jucilei, principalmente o que o povo comenta, “como um bom menino”, mas também um ser humano com os dons da humildade, disponibilidade e obediência. “

Com a finalização da celebração eucarística, houve momento de homenagem preparada pela equipe de liturgia, acólitos e coroinhas (vide fotos e mensagem em anexo) e também palavras do Padre José Dino, que “por estar temoroso em assumir a Paróquia da Catedral, o Padre Jucilei foi para ele um porto seguro, sendo o mesmo  bem abnegado e a convivência entre os dois bem tranquilos no ano de 2020. Sendo muito agradecido pelo auxílio!”

Por fim Padre Jucilei proferiu algumas palavras de agradecimento, destacou “a alegria de ver o progresso espiritual e de intimidade com Deus das pessoas por ele acompanhados em Bom Jesus e que foi muito bom também para o seu crescimento vocacional.” Também teceu agradecimentos "à acolhida, a convivência e bondade de Dom Marcos para com ele e com seu povo, também agradeceu a convivência com o Padre José Valdo por 03 anos e 01 com o Padre Jucilei e por fim se sentiu emocionado pela atuação e perseverança do Coral que abrilhantou a Santa Missa."

 

MENSAGEM ao PE. JUCILEI LIMA DA SILVA

Lema – “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo” João 21, 17

Filho de Antônio Pereira e Izabel Lima, tem oito (8) irmãos, dos quais ele é o antepenúltimo. Nasceu no Município de Barreiras do Piauí. Estudou o Ensino Fundamental I nas escolas municipais do interior e o Fundamental II em Escola Municipal da Cidade, e Ensino Médio em escolas estaduais.

Quando criança, cerca dos 6/7 anos de idade dizia que queria ser Padre, mesmo sua única experiência com Padre foi no dia do seu batizado aos 4 anos de idade. Ao ler um livro que contava as testemunhas dos milagres recebido pela intercessão de São José, na fantasia de criança, dizia que queria fazer milagre igual São José; Visto por ele como um sinal de que Deus já o chamava para realizar o maior milagre que um ser humano pode fazer: “Transformar Pão e Vinho no Corpo e Sangue de Cristo”. Devoto de São José por testemunho de sua Avó, Anísia, que, por meio da devoção popular, rezava todos os anos no dia deste Santo. Foi desse contato com o religioso que despertou nele o espírito religioso.

Insistia com sua mãe que queria ser padre; um dia sua mãe o pegou e disse: “Calma, você tem que crescer, estudar bastante, rezar bastante”; ele ver isso como um sinal de que Deus dizia: “Jucilei, sou Eu quem te chama, mas espera a hora certa”.

Quando passou a estudar na cidade, sua professora de religião era Ministra Extraordinária da Comunhão; e ao chegar na sala de aula comentou com as colegas uma apresentação que tinha sido feita pelo Grupo de Jovens. Alí ele já sentiu algo diferente, um desejo de participar também; mas na timidez, não teve coragem de falar.

Um certo dia, vindo do campo de futebol com seu amigo, ouviu uma música dentro da Igreja, era o Pe. Izaias ensaiando com o grupo de música para a Santa Missa. Jucilei se sentiu atraído de tal modo que mesmo vindo do futebol, não resistiu e foi ver, e acompanhou o ensaio até o fim. Naquele dia decidiu que ia aprender tocar violão pra tocar na Missa como aquele Padre. Não faltou mais as Missas, e ao conversar com o Padre posteriormente, o Padre logo o acolheu, pagou um professor de violão e após um mês de aulas com esse professor, já tocava nas Missas. O padre pagou mais 2 meses de aula, e ele melhorou no violão e aprendeu tocar Teclado, também.

Neste tempo não pensava mais em ser Padre; jovem, adolescente, geralmente pensa em profissionalismo. Mas devido as experiências e o testemunho de vida sacerdotal do Pe. Izaias, ele decidiu entrar no Seminário em 2009. Morou este ano com o Pe. Izaias para acompanhamento vocacional em Gilbués; 2010 foi para o Seminário Menor São João Evangelista, aqui em Bom Jesus. Em 2011, o então Bispo Dom Ramón o enviou para o Seminário Maior Diocesano, Imaculado Coração de Maria em Anápolis – GO; cursou Filosofia no Institutum Sapiensiae do Mosteiro da Santa Cruz. Em 2013, Dom Ramón o mandou para o Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina; (tudo isso Pe. Jucilei ver como uma providência e progresso na intimidade com o Senhor – São João-Coração de Maria-Coração de Jesus).

Foi Ordenado Diácono dia 9 de julho de 2016, e concluiu a Teologia em dezembro de 2016. Dia 16 de dezembro daquele ano chegou em Bom Jesus para trabalhar como Diácono nesta Paróquia com o então Pároco, Pe. José Valdo, com quem teve grandes aprendizados e um grande espírito de gratidão. Dia 9 de dezembro de 2017 foi Ordenado Sacerdote e nomeado Vigário da Catedral e Santuário.

Hoje conclui sua Missão aqui como Vigário desta Paróquia...

Obs. ( Padre Jucilei Nasceu dia 9 de janeiro; Decidiu entrar no seminário em 2009; Foi Ordenado Diácono dia 09 de julho; e Ordenado Padre dia 09 de dezembro).

FONTE: PASCOM - DIOCESE DE BOM JESUS DO GURGUEIA-PI