10/02/2020

- Texto: Tatiano Ribeiro, Fotos João Filho e Tatiano

No dia 24 de setembro de 2019 no encerramento das festividades de Nossa Senhora das Mercês,  o Pe. José Dino Ribeiro Nunes foi nomeado oficialmente pelo Bispo Diocesano Dom Marcos Tavoni para Pároco e Reitor Santuário Bom Jesus da Boa Sentença e Catedral de  N.Srª. das Mercês, ocorrendo no dia 09 de fevereiro de 2020, por meio de Missa solene, a Posse Canônica pelas mãos do nosso Bispo na cidade de  Bom Jesus-PI.

Estando reunida a comunidade para celebrar o mistério pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da Celebração Eucarística, obedientes à palavra de Deus o povo da Paróquia Santuário Bom Jesus da Boa Sentença e Catedral de N. Sra. das Mercês, representantes das paróquias irmãs de Bom Jesus-PI, Cristino Castro-PI e Redenção do Gurgueia-PI, vieram com alegria entregar e acolher o novo Sacerdote que veio servir na  comunidade católica de Bom Jesus. Estiveram presentes coordenadores de pastorais e movimentos, grupos, comunidades, leigos e leigas da zona urbana e zona rural, sendo presidida a celebração por Exmº e Revmº  Dom Marcos Antônio Tavoni , Bispo diocesano, acompanhados pelos sacerdotes Revmº  Vigário da Paróquia Bom Jesus da Boa Sentença Padre  Juscilei Lima e Revmºs  Padres Claudinei da Paróquia Menino Jesus de Praga, Padre Raimundo Nonato de Oliveira e Padre Leandro Pinheiro da Paróquia N. Sra. das Mercês de Palmeira do Piauí-PI.  

Inicialmente Padre José Dino fora entregue por meio de mensagem por leigos participantes da Paróquia Bom Jesus da Lapa de Redenção do Gurgueia-PI. Em seguida conforme determina a disciplina da Igreja, Padre JOSÉ DINO RIBEIRO NUNES antes de iniciar seus trabalhos como Pároco e  chamado a exercer um cargo em nome da Igreja  emitiu a Profissão de Fé, segundo a fórmula aprovada pela Sé Apostólica.

Antes da proclamação do Evangelho o novo Pároco recebeu o Livro dos Evangelhos das mãos do Bispo Diocesano, uma vez que é seu dever anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas, sem distinção.

Na homilia proferida por Dom Marcos, destacou que a providência divina, possibilitou a Liturgia do domingo, vir de encontro com a postura que o novo pároco e comunidade deveriam assumir sendo sal da terra e luz do mundo.  

Após a homilia o novo Pároco  realizou a  renovação das Promessas Sacerdotais, no qual foi interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da Paróquia que lhe estava  sendo entregue, proferiu também o juramento do fidelidade e em seguida procedeu-se entrega pelas mãos do Bispo Diocesano  celebrante diversos instrumentos para bem desempenhar sua missão: chaves da igreja e do sacrário, água, jarra e bacia de batismo (batistério) e estola roxa ( representando o confessionário).

Ao final após a Oração da Comunhão, uma Leiga, Professora Ismênia,  fez uma breve saudação ao novo Pároco, em nome de toda a comunidade na qual foi entregue  uma simples lembrança, doação de todos os coordenadores de grupos, pastorais e movimentos. Essa lembrança , um CRUCIFIXO, veio a representar o BOM JESUS  da Lapa, berço de sua fé em Cristino Castro-PI, mesmo Padroeiro dos seus 09 em Redenção do Gurgueia e agora o Bom Jesus da Boa Sentença que o acolhe.

Também tivemos palavras do novo Pároco à Comunidade em que expressou:          

“Sentimento de gratidão à Deus por olhar para ele, pois  no seu berço de 11 irmãos,  apenas 2 irmãs presentes. Pela zona rural onde foi criado somente ele foi que teve curso superior. Agradecimento ao Bispo Dom Marcos por orientar e entende-lo e a cidade  Bom Jesus pela acolhida.  Agradecimento a Cristino Castro, ao Padre Nonato que auxiliou nos primeiros passos de vida sacerdotal,  e ao povo de Redenção se Gurguéia que o auxíliou a ser padre, como o aprendizado os homens e mulheres de Deus nunca falta nada..nunca fica só; sendo um bom padre normal, nunca fica sozinho, tendo a experiência de conviver os outros , o ser humano sendo  bom . Aquilo que você é e pode ser, mesmo com seus limites. Coisas simples com pessoas simples, se tornam grandes coisas diante de Deus. Agradecimento ao Dom Marcos por retirá-lo na hora certa. Agradecido a Deus, que gosta muito dele, pelas Paróquias por onde passou e por está chegando a uma Paróquia onde os padroeiros é o Bom Jesus e Nossa Senhora, agradeço pela acolhida do povo de Bom Jesus-Pi. Precisamos andarmos como irmãos. “

Terminada a Celebração, o novo Pároco permaneceu na Igreja recebeu os cumprimentos do povo e em seguida foi servido um lanche na casa paroquial para os visitantes.

 

HISTÓRICO DA VIDA VOCACIONAL E SARCEDOTAL DO PADRE JOSÉ DINO RIBEIRO NUNES

PADRE JOSE DINO RIBEIRO NUNES, nasceu no dia 03 de setembro de 1980, no interior conhecido como Povoado Taquari, na época município de Manoel Emídio-Pi e hoje pertencente ao município de Alvorada do Gurgueia-Pi. Tendo como pai o Sr. Manoel Ribeiro Nunes e mãe Eva Nunes de Lima, sendo o filho mais novo de uma irmandade de onze irmãos. 

Por necessidades de trabalho dos irmãos e cuidados da saúde do pai a família mudou-se para a cidade de Cristino Castro-PI no ano de 1988.

José Dino começa a despertar sua vocação por volta dos 19 anos, ano de 1999, por meio do convite do Padre Isaías a realizar viagens nas comunidade, através dessas missões despertou a vocação. Necessitando, porém ainda receber os Sacramentos de iniciação cristã para assumir sua fé católica de forma concreta. 

Estudou ensino médio em Bom Jesus na Escola Normal Diocesana Helvidio Nunes de Barros, onde também foi acolhido por Dom Ramon no Seminário Menor Instituto Padre Zummel. Depois Cursou Filosofia e Teologia no Instituto Católico Superior do Piauí em Teresina-PI.

Sua ordenação diaconal aconteceu no dia 12/12/2009 e ordenado Sacerdote no dia 23 de abril de 2010, ambas na Catedral de Bom Jesus - PI.

Depois de sua ordenação foi vigário  das cidades de Avelino Lopes e Curimatá-PI, residindo em Avelino Lopes no ano de 2010, em seguida no inicio de 2011 foi transferido para a Paróquia Bom Jesus da Lapa e Nossa Senhora das Mercês como 5º Sacerdote à frente daquela Paróquia, permanecendo por 09 anos.

No dia 24 de setembro de 2019 foi nomeado oficialmente pelo Bispo Diocesano Dom Marcos Tavoni para Pároco e Reitor Santuário Bom Jesus da Boa Sentença e Catedral de  N.Srª. das Mercês.

 

FONTE: PASCOM DIOCESE DE BOM JESUS DO GURGUEIA