06/11/2020

- PASCOM - Diocese de Bom Jesus do Gurgueia - PI

Irmãos e Irmãs paz e bem em Cristo Jesus, Rei do Universo!

É com grande alegria, que o Santuário Bom Jesus da Boa Sentença, nas pessoas de Pe. José Dino, Pe. Jucilei Lima, Irmãs Mercedárias e Equipes Pastorais veem respeitosamente e com o espírito evangelizador convidar você e sua família para o Novenário do Bom Jesus da Boa Sentença a realizar-se entre os dias 13 a 22 de Novembro do corrente ano.

Nossa vocação primeira é a Santidade, ou seja, ir para o Céu, morar na Casa de Deus, no Templo da Jerusalém Celeste. E já aqui na terra Deus nos deu os sinais visíveis que nos transmitem sua gloriosa presença e graça invisível. O Santuário é um lugar privilegiado dessa presença, é onde se manifesta mais eficazmente essa graça, pois é nele que se promove a Escuta da Palavra, a Oração, a Sagrada Liturgia dos Santos Sacramentos e a Devoção popular.

É o Cristo da Boa Sentença, o Santo dos Santos, que desceu do Céu e se encarnou no seio da Virgem Maria para nos salvar, que nos convida à santificação pro meio da Oração e do anúncio da Boa Nova, na Família e na Sociedade; nós, que somos cristãos batizados, que formamos e somos a Igreja peregrina que marcha rumo ao Céu.

Animados pelo testemunho vivo de Jesus Cristo, Rei do Universo e Justo Juiz da Boa Sentença, possamos, através desta festa, crescer sempre mais na santidade pela oração, peregrinando rumo à Casa do Pai, a terra prometida, o Paraíso restaurado, o Reino da Glória de Deus, a Felicidade dos Santos.

 

Venha você e sua família para este encontro de amor.

 

Fraternalmente:  Pe. José Dino e Pe. Jucilei Lima

Programação

 

1ª Noite: 13/11/2020– Sexta Feira

Responsáveis: Apostolado da Oração de Bom Jesus e Cidades Vizinhas, Irmãs Mercedárias, Associação Leigas Mercedárias e Aposentados.

Tema: “Apresentação da Carta Encíclica”.

 

2ª Noite: 14/11/2020 – Sábado

Responsáveis: Famílias e Comunidade Catecumenal.

Tema: “As sombras de um mundo fechado”.

 

3ª Noite: 15/11/2020 – Domingo

Responsáveis: Amor exigente, Servos, Terço dos Homens, Grupo Mãe Rainha, Filhos e Filhas de Maria de Bom Jesus e Cidades Vizinhas.

Tema: “Um estranho no caminho”.

 

4ª Noite: 16/11/2020 – Segunda Feira

Responsáveis: Bairro Penitenciária e Chapadinha, Rua Piauí e Bela Vista, Pastoral do Dízimo, Órgãos Públicos, Federais, Estaduais e Municipais, Profissionais Liberais, Comerciantes e Empresários.

Tema: “Pensar e gerar um mundo aberto”.

 

5ª Noite: 17/11/2020 – Terça Feira

Responsáveis: Paróquia Menino Jesus de Praga com as Capelas São Pedro Nolasco, São José e Divino Espírito Santo, RCC, Pastoral Carcerária.

Tema: “Um coração aberto ao mundo inteiro”.

 

6ª Noite: 18/11/2020 – Quarta Feira

Responsáveis: Professores, Estudantes, Escolas Estaduais, Municipais, Particulares, UESPI, UFPI e Universidades Particulares, Centro e Pastoral da Juventude.

Tema: “A política melhor”.

*Mutirão de Confissões no Santuário: das 9:30h às 11:30h, Pe. José Dino e Pe. Jucilei Lima.

 

7ª Noite: 19/11/2020 – Quinta Feira

Responsáveis: Paróquia Bom Jesus da Lapa – Currais, Rotary Clube de Bom Jesus, Rua  Dr. Rdo. Santos e Nicolau Barreiras.

Tema: “Diálogo e amizade social”.

 

8ª Noite: 20/11/2020 – Sexta Feira

Responsáveis: Paróquia São Pedro Apóstolo com a Capela Nossa Senhora de Fátima e Morro do Frei, Pastoral da Criança, Catequese, Bairro Miramar, Vila das Mercês e Floresta Moderna.

Tema: “Percursos de um novo encontro”.

 

9ª Noite: 21/11/2020 – Sábado

Responsáveis: Produtores do Cerrado, Todas as Paróquias da Diocese de Bom Jesus – PI e Comunidades do Interior.

Tema: “As religiões ao serviço da fraternidade no mundo”.

*Peregrinação das Comunidades; Saída do Novo Horizonte para o Santuário.

 

10ª Noite: 22/11/2020 – Domingo 

Responsáveis: Toda Comunidade Paroquial e visitantes.

18:30hs – Procissão, Festa do Cristo Rei.

                              

 

Observação:

* Em tempos de pandemia, pedimos que guarde as instruções de higienização, distanciamento feita pela Equipe Organizadora. Mas sem medo, venha rezar conosco e participar de todas as atividades religiosas e social do Novenário do Bom Jesus da Boa Sentença.  

 

MENSAGEM DE ESPERANÇA E CONFIANÇA

 

“Ainda que eu passe pelo vale das sombras da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bastão e o teu cajado me consolam.”(Sl 23, 4)

- É com essa confiança sem vacilo que estamos enfrentando ondas tão violentas contra a humanidade. Deus é nossa esperança, é nossa confiança suprema, pois “se o senhor não vigiar nossa cidade, em vão vigiarão as Sentinelas” (Sl 127,1). Vigilância e prudência, sempre; Desespero e medo, nunca.

- Ao serem infectados, cumpra as recomendações, mas lute como um guerreiro revestido das armaduras de Deus (cf. Ef 6,10-20). Não se deixe abater, pois do nosso lado está o Bom Pastor que nos conduz com bastão e com cajado (cf. Sl 23,4) e que pela sua morte nos deu a vida.

- Aos falecidos, nos resta pedir a Deus que, conhecendo a fé de cada um, dê o repouso tranquilo, faça brilhar sobre estes a Luz eterna, ganhe a graça de “habitar na casa do Senhor pelos tempos sem fim” (Sl 23,6) para cantar com a multidão dos Anjos e Santo o hino de louvor a Deus Pai doador da vida.

- Aos familiares enlutados, nossas sinceras condolências; Não desanimem, pois o Senhor é quem diz “tenham coragem: Eu venci o mundo” (Jo 16,33). Não se desesperem, pois nós temos em quem esperar: no Cristo que venceu a morte, ressuscitou, subiu aos céus onde está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso e quer que todos nós estejamos lá um dia (cf. Jo 14,1-4).

 

 

ORAÇÃO AO CRIADOR

- Senhor e Pai da humanidade, que criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade, infundi nos nossos corações um espírito fraterno.
- Inspirai-nos o sonho de um novo encontro, de diálogo, de justiça e de paz.

- Estimulai-nos a criar sociedades mais sadias e um mundo mais digno, sem fome, sem pobreza, sem violência, sem guerras.

- Que o nosso coração se abra a todos os povos e nações da terra, para reconhecer o bem e a beleza que semeastes em cada um deles, para estabelecer laços de unidade, de projetos comuns, de esperanças compartilhadas. Amém.!

 

FONTE: PASCOM  - DIOCESE DE BOM JESUS DO GURGUEIA - PI