07/01/2020

- Texto: Tatiano Ribeiro, Fotos comunidade de Bom Jesus-PI

 

No dia 04 de janeiro de 2020, com santa missa presidida por Vossa Reverendissima Bispo Dom Marcos Antônio Tavoni, e com presença do Vigário Padre Juscilei Lima e de grande número de fiéis da zona rural e urbana, grupos, movimentos e pastorais aconteceu na Catedral de Bom Jesus-PI, Missa em Ação de Graças de agradecimentos e despedida do Padre José Valdo, que está sendo transferido para a Paróquia Divina Pastoral em Gilbués – PI.

Em sua homilia solicitada pelo Bispo, padre José Valdo em suas palavras nos dizia: “Que de inicio não teria o que dizer, só agradecer a comunidade de Bom Jesus-PI, porém veio em seu pensamento fazer uma comparação que esse momento é como um sonho que conseguiu realizar em sua vida que foi conhecer Angra dos Reis-RJ, que ao decidirem passear em uma barca naqueles mares, tinham os passageiros e a tripulação (os servos). Nesta barca, os passageiros eram servidos por uma tripulação (servidores) com alegria, sem cansaços e plena disposição, durante 10 horas sem cessar, e que logo após eles descerem da barca, a tripulação estava lá disposta com alegria para servir os próximos passageiros. Nesta analogia a barca é esta Igreja de Cristo, o mar é Jesus, os passageiros é o povo de Deus, e a tripulação, somos nós sacerdotes e ministros de Cristo, que guiados pelo Papa, pelo Bispo, vamos servir o povo de Deus em qual viagem for, sem cansaço, sem desânimo, mas com alegria.  Não foi o padre mais bonito, mas também não foi o mais feio; não foi o padre mais presente, mas também nunca se escondeu; não foi o mais santo, porém não envergonhou a comunidade de Bom Jesus.”

O Bispo no final nos pediu que a comunidade não se retirasse sem dar um cumprimento ao Menino Jesus no presépio pela Festa da Epifania e não deixasse de dar um abraço de despedida ao Padre José Valdo.

Após a bênção final, houve momentos de homenagens, com mensagem lida pelo Sr. Paulo de Tarso, mensagem lida por representante da Comunidade Viana, uma das mais longíncuas da zona rural de Bom Jesus – PI; através de um canto a comunidade paroquial presenteou o Padre com uma imagem em tamanho pequeno de Nossa Senhora da Mercês sentada, padroeira da Catedral e co-padroeira da Diocese; houve o anúncio por parte do vereador Odair que em julho de 2020, o Padre deverá voltar para receber o título de cidadão bonjesuense e por último um vídeo com todos momentos de convivência com leigos, grupos e pastorais, missões e celebrações na cidade de Bom Jesus-PI.

VIDEO apresentado na despedida:  https://youtu.be/y7DHfT7FjJA

 

UM POUCO DA HISTÓRIA DO PADRE JOSE VALDO E SUA TEMPORADA AQUI EM BOM JESUS –PI

 

PADRE JOSÉ VALDO SARAIVA DE SOUSA, nasceu no dia 03 de setembro de 1970, no interior conhecido como Povoado Taquari, na época município de Manoel Emídio-PI e hoje pertencente ao município de Alvorada do Gurgueia-PI. Tendo como pai o Sr. Agenor José de Sousa e mãe Maria do Nascimento Saraiva de Sousa, sendo o primeiro de seis irmãos. 

Por necessidades pessoais a família mudou-se para a cidade de Parnaguá-PI no ano de 1975.

José Valdo começa a despertar sua vocação muito jovem por volta dos 13 e 14 anos, tendo um hábito diário e rotineiro, que chama atenção da família e conhecidos, que era o de sentar-se na porta de casa nos finalzinhos de tarde para ler a Bíblia, uma Bíblia de capa vermelha.

Por volta dos seus 15 a 16 anos sendo o filho mais velho, por conta própria, sem comunicar os pais, resolve ser evangélico na Igreja Assembléia de Deus , onde ia sozinho sem ser acompanhado por nenhum dos seus familiares, sem questionamentos dos pais, onde permaneceu por 03 meses, voltando para a Igreja Católica , sendo acolhido e acompanhado pelo Padre Plácido. Na Paróquia passou a participar assuidamente do grupo de jovens e também auxiliar Padre Plácido em sua Toyota nas comunidades, juntamente com outros jovens, auxiliando nas celebrações, e passeios, piquines na lagoa de Parnaguá, sempre buscando porém uma vida reservada, sem farras e bebedeiras.

Sempre foi muito dedicado aos estudos e comunicativo com as pessoas, de preferências os mais humildes, sendo dentro da Igreja, grupo jovens e escola, uma pessoa sempre procurada como que um conselheiro, auxiliando nos problemas dos jovens e colegas, inclusive na sua residência.  Caminhada intensa e perseverante na Igreja mesmo depois de seminarista em Bom Jesus-PI e Teresina-PI.

Estudou ensino médio em Bom Jesus na Escola Normal Diocesana Helvidio Nunes de Barros, onde também foi acolhido por Dom Ramon no Seminário Menor. Depois Cursou Filosofia e em Teresina-PI, e validando seu curso de Filosofia em Fortaleza no Ceará, onde passar a ter uma devoção muito forte por São José e Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro.

Sua ordenação diaconal aconteceu no dia 31/12/2000 na Catedral de Bom Jesus – PI, e foi ordenado Sacerdote no dia 07 de julho de 2001 na Paróquia Nossa Senhora do Livramento na cidade de Parnaguá-PI.

Depois de sua ordenação foi empossado na cidade de Currais-PI, como primeiro Padre na Paróquia do Bom Jesus da Lapa, permanecendo por 03 anos,  em seguida Paróquia Divino Salvador, onde permaneceu por 05 anos, e por ultimo Paróquia do Bom Jesus da Boa Sentença e Catedral de Nossa Senhora das Mercês por 11 anos.

Com posse no mês de janeiro de 2009,  esses 11 anos em Bom Jesus muitas transformações e eventos importantes teve que estar a frente, como administrador, pastor e orientador, entre elas:

 

- Reformar 02 vezes a Igreja Matriz do Bom Jesus da Boa Sentença, na chegada e na saída;

 - Implantação de uma forma inovadora de arrecadação do dizimo com um salto considerado no valor mensal da Paróquia;

- Administrar e tomar de conta sozinho de uma extensão e ainda grande paroquial, incluindo zona urbana e zona rural, que iria desde o Viana até a Serra do Quilombo, Corrente dos Matões, etc.

- Pela organização e condução dos trabalhos das diversas festividades e padroeiros dando mais visibilidade aos mesmos e comunidades, auxiliando na construção de novas capelas e espaços celebrativos e instituição do Santissimo Sacramento e Ministros da Eucaristica como Barra Verde, Eugenopolis, Piripiri, Assentamento Conceição, Piaçava, Novo Horizonte, Viana, Igreja N. Sra. de Fátima,  Morro do Frei, Chapadinha, etc.

- Responsavel pela implantação do Terço dos Homens na Paróquia;         

- Quem não lembra  ter que organizar a grande recepção da Cruz e do Icone da Jornada Mundial da Juventude e o envio de 40 jovens e adultos para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em junho de 2013;

- Também ter que direcionar a belíssima e organizada posse do novo Bispo Diocesano Dom Marcos Tavoni  no dia 28 de março de 2014;

- Impulso e apoio na reorganização do Grupo Jovem da Pastoral da Juventude, fortalecimento da Pastoral Familiar e do grupo ECC (Encontro de Casais com Cristo) e inicio de trabalho de Evangelização mensal no Presídio de Bom Jesus com a Pastoral Carcerária e Irmãs Mercedárias;

- Organizar em 2015 a abertura da Porta Santa, peregrinações no ano da Misericórdia em 2016 com elevação da Igreja Matriz a Santuário Diocesano, recebendo o Título de Reitor do mesmo;

- Comemoração dos seus 15 anos de Ordenação Sacerdotal;

- Apoio e auxílio na criação e instauração da nova Paróquia irmã em Bom Jesus –Pi, a Paróquia São Pedro Apóstolo em 25 de junho de 2016;

- Na sua gestão houve, com incentivo de Dom Marcos, houve a implantação do Grupo Caminho Neocatecumenal em Bom Jesus - PI;

- Comemorou-se os 100 anos de Apostolado da Oração e os 20 anos de existência do Grupo de Oração Carismático Servos do Senhor de Bom Jesus-PI;

- Com o seu jeito o inovador, jeito de envolver a comunidade com a arrecadação de fundos, juntamente com os sulistas e pecuarista de Bom Jesus, organizou o tradicional e grandioso churrasco de Nossa Senhora das Mercês;

- Ser responsável pela grandiosa  e ainda não terminada reforma da Catedral de Nossa Senhora das Mercês, mas implantou os tão sonhados ar condicionados e quase concluída capela do Santissimo Sacramento;

- Tendo acompanhado o nascimento e o batizado, primeira comunhão de muitas crianças, jovens e adultos, bem como Crisma e Matrimônio de casais,  ordenação diaconal e presbiteral de alguns irmãos no Sacerdócio, e também Unção de Enfermos e Exéquias de muitas pessoas, conhecidas ou não na Cidade de Bom Jesus, aqui destacamos o falecimento in memorian do saudoso Dom Ramon Lopes Carrozas , falecido em 28 de abril de 2018.

- Com o seu jeito caridoso, ajudou muitas pessoas em Bom Jesus, moradores de rua e necessitados, pessoas marginalizadas, como também de grande apoio na saúde de Padre Joao, tendo como características marcantes a visita aos enfermos e famílias enlutadas com a perda dos entes queridos.

Apesar de possuir uma personalidade forte, inerente, tem também um sorriso fácil, conquistando amizades para toda a vida, quem nunca vai esquecer o jeito de chamar as pessoas de “meu santo, minha santa” “meu jovem e minha jovem”.

Nossos agradecimentos e orações pela nova caminhada do Padre José Valdo na Paróquia Divina Pastora em Gilbués – PI.

Assume como novo Pároco da Catedral e Reitor do Santuário Bom Jesus da Boa Sentença o Padre  José Dino Ribeiro Nunes.

 

FONTE: PASCOM – Diocese de Bom Jesus-PI.