17/08/2021

A Paróquia de Santa Filomena encerrou no último domingo, 15, uma grande e belíssima festa em honra a sua padroeira, com a procissão, seguida de missa solene. Neste ano, o festejo teve como tema: “Família e Missão”. Centenas de pessoas participaram da Celebração que, em virtude da pandemia e das medidas restritivas, não puderam realizar a tradicional procissão pelas ruas da cidade, mas um ato similar foi cumprido, em torno da praça da Igreja Matriz. A Missa, assim como todas as outras que ocorreram durante os dias do festejo, seguiu todas as normas de segurança, com uso obrigatório de máscara e disponibilização de álcool gel. Também foram transmitidas pelas redes sociais da paróquia, para que os devotos que não puderam comparecer e, especialmente os conterrâneos que residem em outros Estados do país pudessem acompanhar ao vivo. A paróquia reuniu várias pessoas que acompanharam o festejo durante esses dias, até chegar o tão esperado 15 de agosto. Todas as noites tinham quermesses, sendo vendidas na praça em torno da Igreja. No momento final, houve a concretização do Grande Bingo, contendo prêmios como micro-ondas, bicicleta, Televisão 32 Polegadas e uma Motocicleta 0Km. Na programação, vários momentos especiais e tocantes puderam ser realizados: a cada dia, duas famílias filomenenses eram homenageadas, com entrada de seus respectivos representantes; participação das princesas do Festejo, sendo uma destacada por dia; comemoração da Festa do Jubileu da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, presidida por Dom Marcos Tavoni, Bispo Diocesano, fazendo alusão aos 100 anos de Prelazia e 40 anos de Diocese; a tradicional noite do vaqueiro, com cavalgada pelas ruas da cidade, encerrando o dia com o grande Leilão de Animais; a finalização do evento, com procissão e, na parte social, o bingo eletrônico. O pároco da paróquia Santa Filomena, Pe. Márcio Figueiredo, fez uma avaliação positiva do Festejo e destacou que desde a preparação até a execução, várias pessoas se mobilizaram e abraçaram a causa para trabalharem unidas em prol da Igreja e de Santa Filomena. O padre ainda destaca que o sentimento pós festejo é de dever cumprido, onde foram dias de evangelização, de reencontros das famílias, de paz e agradecimento a Santa Filomena e seus fiéis, afirmou. Em nome do pároco de Santa Filomena e da comissão organizadora, elevamos a Deus orações de louvor e gratidão pela vida dos paroquianos, pelo esforço de cada um, dos respectivos familiares e de toda a população que colaboraram, direta ou indiretamente, para a realização deste belo espetáculo, marcado como um dos mais festivos e bem realizados da história da paróquia, onde a fé e devoção a nossa Padroeira foram os grandes pilares na condução destes momentos. Rogamos ao Pai, Deus de Amor, que cubram de bênção e revigore a capacidade de superação, iluminando sempre mais. (PASCOM-Santa Filomena)