17/09/2019

Aconteceu na manhã de domingo, dia 15 de setembro de 2019, na Paróquia Nossa Senhora Divina Pastora, a Crisma de 54 jovens e adultos pela imposição das mãos e a unção de Dom Marcos Antônio Tavoni, Bispo da Diocese de Bom Jesus que presidiu a Santa Missa da Confirmação do Batismo que foi concelebrada pelo pároco padre Raimundo Nonato de Oliveira e contou com a presença dos padres da cidade de Monte Alegre do Piauí, padres Padre Raylon Siqueira e Padre Júlio Nery.

A crisma para os católicos é a confirmação do batismo para os jovens que desejaram confirmar sua opção fé: seguir Jesus Cristo, recebendo o sacramento.

A celebração começou com a procissão de entrada dos crismandos e seus padrinhos, Leitores, Ministros, Padre e o Bispo.Após a leitura do evangelho, teve a homilia do bispo que falou sobre os dons do Espirito Santo e destacando a parábola do filho pródigo que foi o evangelho do dia.

Logo após a homilia, deu-se início ao rito da Crisma, com a apresentação dos crismandos ao Bispo, em seguida os crismandos acenderam suas velas para juntos fazendo a renovação das promessas do batismo. Dando sequência ao Rito da Crisma, o bispo estendeu as mãos sobre os confirmados e fez uma breve oração pedindo a vinda do Espírito Santo, trazendo os seus sete dons sobre todos.

O momento mais aguardado, quando cada crismando se aproximou do Dom Marcos acompanhado de seu padrinho/madrinha, para ser consagrado recebendo na testa o sinal da cruz com o óleo do Crisma.

E seguiu o rito da Santa Missa com a Consagração da Eucaristia e a comunhão.

O Padre Nonato agradeceu aos envolvidos e motivou os jovens a permanecerem na fé e assumirem seus compromissos como jovens católicos e ajudarem na missão da igreja através das pastorais e dos movimentos.
Ao fim da celebração os crismados fizeram a tradicional foto com o Bispo.

Texto e fotos: Jeferson (PASCOM - GILBUÉS)