18/11/2019

- Texto: Padre Juscilei, Fotos e Video: Tatiano Ribeiro

Aconteceu neste domingo, dia 17 de novembro de 2019, a perigrinação das comunidades do interior e também pessoas da zona urbana da Paróquia Bom Jesus da Boa Sentença na cidade de Bom Jesus ao Santuário Diocesano, por ocasião das Festividades do referido padroeiro deste Santuário.

Saindo da Capela de Nossa Senhora Aparecida, comunidade Novo Horizonte, zona rural de Bom Jesus, esta caminhada rumo ao Santuário teve duração de 03 horas, contando com mais ou menos 70 pessoas, entre eles crianças, jovens, casais , adultos e idosos, percorrendo 11km em espirito de fé, oração, e penitência e contemplação da natureza.

Este momento de fé e devoção transcorreu de forma tranquila, penitencial e  foi acompanhada com o apoio de veículos, ambulância do SAMU e enfermeiros da Secretaria Muncipal de Saúde de Bom Jesus –PI, ônibus e água oferecida no caminho pelos moradores das comunidades.

VALOR DE UMA PEREGRINAÇÃO:

Compreendido o grande valor e sinal que é um Santuário, percebemos a grande necessidade que temos de acorrermos em peregrinação à ele.

A peregrinação religiosa é motivada pelo encanto exercido pelos “lugares santos” ou pela esperança de dar passos em sua caminhada espiritual, ou mesmo para pedir ou agradecer. O peregrino leva no coração a gratidão por alguma graça alcançada, o desejo de cumprir determinada promessa, agradecido pela manifestação de Deus e das maravilhas que Ele realiza em favor dos seus fiéis, pois o Santuário é um sinal de Deus, da proximidade e disponibilidade para os fieis beneficiados com os dons espirituais que recebem; é lugar de esperança para alívio e consolação das tribulações e anseios humanos.

Todas as vezes que nós vamos peregrinar devemos nos preparar espiritualmente: Fazer um exame de consciência, de nossa pertença à comunidade e de nossa adesão ao Evangelho, principalmente se estamos em dia com os Sacramentos. O principal motivo para isso é a fé.

Com esse ato, adora a Deus, põe-se à escuta da sua voz, acolhe o Evangelho, manifesta o seu amor e a sua fé para com Deus e cultiva a sua espiritualidade. Quem vem ao Santuário é um peregrino que quer se abrir ao Redentor, que está de braços abertos conclamando os peregrinos a irem ao Seu Divino Encontro.

Sejam todos muito bem-vindos! Desejamos uma boa preparação para este espírito de peregrinação que a todos nós deve mover para ir ao encontro do Cristo Rei do Universo, o Juiz da Boa Sentença.

FONTE: PASCOM – Bom Jesus-PI