05/08/2021

No dia 30 de julho foi realizado o encerramento da visita da Imagem Peregrina de Santa Filomena na cidade de Palmas, capital do Estado do Tocantins. A programação faz parte do calendário pré-novenático em honra ao festejo da Padroeira, que terá início no dia 06 de agosto. A imagem de Santa Filomena saiu diretamente da cidade piauiense e começou sua jornada em Palmas no dia 13 de julho. Ao longo de 15 dias em solo tocantinense, a santa percorreu as casas dos Filhos da Terra, pessoas que residem na capital, mas são de origem filomenense. Durante a visita, foram realizados momentos de oração, fé e devoção. O encerramento da peregrinação aconteceu na também Paróquia Santa Filomena, da Arquidiocese de Palmas, contando com os fiéis filhos da terra que receberam a imagem em suas residências, além de paroquianos nativos, que acolheram o padre visitante, Pe. Márcio Reis Batista de Figueiredo, juntamente com o Conselho Paroquial de Santa Filomena – Piauí. O Padre Sérgio de Sousa Ramos, pároco da igreja palmense, que também tem origens piauienses, destacou a alegria deste encontro das comunidades. “Que Deus abençoe a todos que vieram para este momento de fé e de homenagem a esta Santa Filomena, virgem e mártir, que tantas graças alcançaram na vida de tantas pessoas”, afirmou. O Padre Márcio Figueiredo, que presidiu a celebração, ressaltou o exemplo de vida de Santa Filomena e sua dedicação a serviço do Reino. “Que possamos continuar servindo a Deus através da devoção a nossa padroeira e mostrando ao Pai o verdadeiro papel de cristãos, mantendo a chama do amor a Ela, sem jamais esquecer as origens”, declarou. A emoção foi grande a partir da entonação do hino de Santa Filomena, principalmente dos Filhos da Terra, ao relembrar os vários festejos vivenciados no seu local de nascimento. Estava presente na celebração o Dr. Moisés Avelino, ex-governador do Estado do Tocantins e ex-prefeito da cidade de Paraíso, que também é conterrâneo piauiense. (Pascom – Santa Filomena)