15/02/2022

Dom Marcos Antonio Tavoni, dará posse, neste próximo sábado, dia 19, às 19h e 30min, ao novo Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, no Bairro DER, em Bom Jesus-PI, Pe.  Edgardo Manuel Zagada.

Pe. Edgardo nasceu nas Filipinas, aos 05 novembro de 1966 (55 anos) e foi ordenado Padre em 28 de novembro de 1998 (23 anos), em Brasília e trás consigo muita experiência. Concluiu o Bachalerado em Psicologia, em Arellano University, Filipinas, em 1991, e no mesmo ano chegou ao Brasil com o coração voltado para a missão; realizou seus estudos Filosóficos de 1993-1995 e Teológicos, de 1995-1998, no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, Brasília e recebeu Formação Missionária no Seminário Missionário Redemptoris Mater da Arquidiocese de Brasília; e ainda no período de formação, realizou estágio missionário, em 1992, no Mato Grosso do Sul. Exerceu várias atividades missionárias e pastorais, de 1998-2003 foi Vigário Paróquial, da Paróquia Imaculada Conceição, Setor M-Norte, Taguatinga-DF; de 2003-2006, Missionário Itinerante nas Ilhas de Mindanao, Filipinas; de 2006-2009 foi Pároco da Paróquia São José Operário, em Araguaína, Tocantins; de 2009-2018, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Parque Edu Chaves, em São Paulo, Capital; de 2018-2020 esteve novamente em Missão Itinerante nas Filipinas, Ilhas de Vizayas Leyte-Masbate.

Pe. Edgado Zagata chegou em Bom Jesus no início do ano passado; passou a desempenhar a função de Vigário Paroquial junto à Catedral e ao Santuário do Bom Jesus da Boa Sentença. Atualmente estava colaborando com Dom Marcos na Administração e atendimento Pastoral da Paróquia São Pedro Apóstolo que se tornou vacante. Adaptando-se bem à Comunidade e sentindo-se acolhido por todos, Pe. Edgardo aceitou o convite de Dom Marcos para assumir a função de Pároco.

Entre as qualidades do novo Pároco, que ainda podemos destacar, estão a música e a facilidade de relacionamento, principalmente no trabalho com os jovens. Pe. Edgardo além do nativo filipino e do nosso português, também fala bem inglês e espanhol e por onde passou organizou vários grupos de jovens para os encontros com o Papa, nas JMJs (Jornada Mundial da Juventude) organizadas pela Igreja.

Desejamos ao novo Pároco e à Paróquia São Pedro Apóstolo muitas alegrias na nova missão e etapa que iniciam.

(PASCOM – BOM JESUS-PI)