10/12/2019

- Texto: Tatiano Ribeiro

Em 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX, depois de receber inúmeros pedidos de bispos e fiéis de todo o mundo, ante mais de 200 cardeais, bispos, embaixadores e milhares de fiéis católicos, declarou com sua bula “Ineffabilis Deus”.

Por isso neste domingo dia 8 de dezembro de 2019, a Igreja celebrou a Solenidade Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, o dogma de fé segundo o qual a Mãe do Jesus foi preservada do pecado desde o momento de sua concepção, ou seja, desde o instante em que começou sua vida humana.

Na Diocese de Bom Jesus do Gurgueia-PI, várias paróquias e comunidades celebraram o encerramento após 09 dias de novenas e orações, com a Festa da Solenidadade da Imaculada Conceição, entre elas podemos destacar:

Na cidade de Corrente-PI na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, ocorreram 03 celebrações durante o dia, com o Frei Francisco Oliveira, em seguida Frei Carlos  Lourido e a última por volta das 16h celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Marcos Tavoni e concelebrada pelos Padres Francisco Oliveira, Carlos Lourido, José Carlos, Anísio, e Pedro. Logo em seguida procissão pelas principais ruas de Corrente, com andor e a imagem da Imaculada Conceição, acompanhando o trajeto, além dos devotos, padres mercedários , diocesano  e Bispo  que contou, ainda, com um trio elétrico. Após a chegada da procissão, no início da noite, houve o encerramento com um momento sublime da coroação da imagem de Nossa Senhora com fogos de artíficios. No encerramento da solenidade, o Frei Oliveira ressaltou a importância: "de celebrar com alegria o dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, e agradeceu a todos que participaram e contribuíram com as festividades que teve início com o novenário no dia 28 de novembro."

Ao mesmo tempo houve encerramento da Novena da Imaculada Conceição na comunidade Fazenda do Meio com Missa celebrada pelo Padre Crisóstomo Pereira, na Paróquia Nossa Senhora do Livramento, cidade de Parnaguá-PI.

Havendo também encerramento com Santa com Missa celebrada por Padre Isaías e concelebrantes da Novena de Nossa Senhora Imaculada conceição na Paróquia de Santa Filomena em capela da família da secretária da cúria diocesana Mercês Lustosa.

Na comunidade Cajazeiras,  interior do município de Santa Luz –PI na Paróquia São Francisco de Assis, Padre José Manoel também após 09 dias de festividades realizou o encerramento com Santa Missa e procissão.

Na Paróquia Divino Salvador, Cristino Castro-PI, também houve encerramento da Festa da Imaculada Conceição na Rocinha da família do Sr. Luís Soldado (in memorian) e Beatriz (Dona Biá), com Santa Missa com Pe. William: homilia belíssima de fé, conversão e devoção, com participação da comunidade e devotos da Imaculada Conceição.

Em Bom Jesus na Paróquia Bom Jesus da Boa Sentença, também houve encerramento das Festividades na Comunidade Assentamento Conceição, interior de Bom Jesus-PI, com Santa Missa Celebrada pelo Padre Juscilei.

Atualmente são milhares as Igrejas, comunidades e capelas particulares dedicadas a este título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em todo mundo e milhões de fiéis têm uma particular devoção a Ela.

Fonte: PASCOM  - Diocese de Bom Jesus do Gurgueia- PI