16/03/2020

- Texto: Tatiano Ribeiro e Fotos- Pascom Catedral e Santuário Bom Jesus - PI

Aconteceu no dia 14 de março de 2020 das 08h às 15h no auditório da  Secretaria  de Educação ao lado da Cúria Diocesana a Assembléia Paroquial de Estudo e Planejamento da Paróquia Santuário Bom Jesus da Boa Sentença e Catedral de N. Sra. das Mercês.

Contando com a presença dos vários representantes das pastorais, grupos, movimentos e comunidades rurais da Paróquia, os trabalhos foram conduzidos pelo Pároco Padre José Dino e vigário paroquial Padre Juscilei. Iniciado com um momento de oração, em seguida o Padre José Dino  acolheu a todos, nos motivando a importância das mudanças, e  em sermos eficazes nas nossas atividades principalmente para que as nossas Paróquias, sede da Diocese, possam ser referência de modelo para as demais paróquias.

No segundo momento pela manhã houve o estudo do Diretório Diocesano Administrativo e Econômico, conduzido pelo Padre Márcio Figueiredo, da Paróquia N. Sra. Aparecida e ecônomo da Diocese , que explanou para nós exemplos e casos para que haja na Paróquia uma organização do controle contábil e administrativo, para que sejamos modelos de gestão para a sociedade e aos fiéis que ajudam na manutenção e sustentabilidade das Paróquias e a necessidade de se formar os Conselhos: Administrativo e Econômico, tanto para a Paróquia (sede) como nas comunidades rurais.  Após o estudo em grupos tivemos  momentos de partilhas e esclarecimentos de dúvidas.

Para um andamento mais rápido dos trabalhos todos os participantes almoçaram na Casa Paroquial, onde houve um retorno para o local do encontro. Neste momento houve um direcionamento de trabalhos missionários pelo Padre José Dino e em seguida tivemos um estudo sobre as Diretrizes Evangelizadoras  no Brasil, 2019 a 2023, conduzido pelo Padre Claudinei da Paróquia Menino Jesus de Praga.

Após todos os trabalhos concluídos tivemos oração e agradecimentos finalizando o encontro.

FONTE: PASCOM – Catedral e Santuário do Bom Jesus da Boa Sentença.