13/09/2023

Os Festejos de Nossa Senhora das Mercês, Co-Padroeira de nossa Diocese, acontecerão, tradicionalmente, no período de 15 a 24 de setembro. Todos os anos a Diocese convida um Bispo amigo para prestigiar e dar maior relevância às festividades. No ano de 2021 tivemos a presença de todos os Bispos do Regional, em comemoração ao Jubileu dos 100 anos de Prelazia e 40 anos de Diocese; o ano passado, 2022, contamos com a visita do Bispo Diocesano de Oeiras. Este ano contaremos com a ilustre presença de Dom Moacir Silva Arantes, Bispo Diocesano da vizinha e querida Diocese de Barreiras, na Bahia. Ele irá presidir a missa da 4ª noite dos Festejos, no dia 18, segunda-feira. Acompanhando Dom Moacir virá o Pe. Leandro Nascimento Oliveira, Administrador da Paroquial de Santo Antônio de Pádua, em Roda Velha-BA e Coordenador do COMIDI de Barreiras, padre de fraterna amizade com o nosso Clero.
Dom Moacir Silva Arantes é mineiro, nascido em Itapecerica, em 3 de junho de 1969, filho de Bento Alves Arantes e Irene Pinto de Araújo, sendo o 13º de 15 irmãos. Formou-se em filosofia e teologia em Belo Horizonte (MG) e foi ordenado padre em 14 de agosto de 1999.
Já foi pároco e administrador paroquial em seis municípios da Diocese de Divinópolis (MG), bem como reitor dos seminários diocesanos, membro do conselho presbiteral e coordenador da Pastoral das Vocações e ministérios da diocese.
No Regional Leste 2 (Espírito Santo e Minas Gerais) foi assessor eclesiástico da Pastoral Familiar e por último assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB.
Dom Moacir foi bispo auxiliar de Goiânia, por quatro anos, de 2016 a 2020; e enquanto bispo do Regional Centro-Oeste da CNBB, exerceu a função de secretário da presidência. No dia 21 de outubro de 2020, Dom Moacir foi nomeado, pelo Papa Francisco, como terceiro bispo da Diocese de Barreiras-BA, função que ocupa até o presente momento; tornando-se
então, bispo vizinho e amigo, próximo de nossa convivência.
Dom Moacir e Pe. Leandro, sejam muito bem-vindos!
(PASCOM - Bom Jesus-PI)