27/09/2022

Nosso Bispo Diocesano, Dom Marcos Antonio Tavoni, esteve no Tocantins, na última semana de agosto, comemorando 25 anos de missão naquelas terras. Ele celebrou missas nas paróquias de Santa Filomena e Santo Antônio de Pádua, no Centro de Palmas onde tudo começou, com paroquianos e grupos pastorais. Segundo Dom Marcos, o ponto principal da viagem foi sua participação discreta na Primeira Missa celebrada pelo Pe. Claudionor Lucas, que aconteceu no Interior da Arquidiocese, na Comunidade Quilombola de Barra do Aroeira, Município de Santa Teresa do Tocantins.

Pe. Claudionor é filho de Zacarias e Isabel. Isabel sua mãe é líder comunitária e foi a primeira representante das Comunidades Quilombolas, organizadas, do Estado do Tocantins. Claudionor fez parte, na infância e juventude, das atividades da Comunidade Católica de São Domingos de Gusmão Padroeiro do Quilombo de Barra do Aroeira; e teve, na época, o então, Padre Marcos Tavoni, como sua primeira referência sacerdotal. Durante quase 10 anos, Dom Marcos atuou, como pároco, de duas paróquias e municípios da região do Jalapão, Santa Tereza do Tocantins e Lagoa do Tocantins.

“Foi uma festa! Voltar ao Tocantins, depois de 25 anos e ver colher alguns frutos de sementes plantadas no passado é participar da alegria do coração do nosso Deus, que planta a esperança no coração dos mais humildes e tudo faz crescer em seu amor e bondade”, declarou Dom Marcos, na volta de sua viagem. (PASCOM – Bom Jesus-PI)