22/10/2019

A Renovação Carismática Católica – RCC da Diocese de Bom Jesus, realizou neste último fim de semana dias 19 e 20 do corrente mês, o Encontro Diocesano de Formação – EDF, na Paróquia São Pedro Apóstolo em Bom Jesus-PI. O EDF é um momento de profunda oração, formação geral e específica e escuta profética, onde os membros de todos os ministérios e servos se reuniram para receber formação sobre questões específicas de cada serviço, além de participarem de momentos de partilha, vivência fraterna e oração.

Iniciado no sábado com a Santa Missa presidida por Dom Marcos Tavoni, bispo da diocese, que nos dizia com referência a ação do Espírito Santo: “Olha que providência iniciarmos esse encontro meditando justamente refletindo como o Espirito Santo ele vem em auxilio para sermos testemunhas do Cristo”. O encontro se estendeu durante todo o sábado e manhã do domingo, onde foi encerrado com a Santa Missa celebrada por padre Jefferson, diretor espiritual da RCC da Diocese de Bom Jesus. No encontro contamos com a presença do coordenador estadual da RCC, Lucivan dos Santos de Assis, coordenadores de ministérios do estado e representantes, que no decorrer de todo o encontro passaram formações para os membros da RCC de toda a diocese.

Durante o encontro também foi comemorado os 50 anos da RCC no Brasil e 20 anos da RCC na diocese de Bom Jesus, com uma noite carismática que contou a história da RCC, como cada grupo de oração cresceu nas cidades da diocese, quem foram os coordenadores que plantou a semente do Espírito Santo, desde o primeiro dia do movimento em 1999.

Helga Germana, coordenadora diocesana da RCC, relembrou em sua pregação com o tema “Ele nos amou primeiro”, conforme a passagem bíblica “Deus nos amou primeiro” (1Jo 4,19b), que: “devemos aprender a amar ao próximo mesmo com seus erros e defeitos, sendo amorosos e pastores. Com o tempo aprendendo a superar as dificuldades e barreiras que cada um possui, pois é assim que Deus faz conosco.”

Na pregação ministrada por Lucivan, que teve como tema “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”, Rm 5, 5, nos repassou “que em todo lugar e momento devemos ser testemunhas do amor de Deus, devemos ser testemunhas de Jesus mesmo sem palavras, porque temos em nós o Espírito Santo que nos molda, nos modifica e que sempre nos dá força.”

A palavra profética para a RCC diocesana vem da palavra de Ezequiel 37, “que estávamos como ossos ressequidos, sem vida, mas que o Senhor revive, e o reavivamento vem do sopro do Espírito Santo para uma renovação daquilo que somos chamados a ser:  apóstolos amorosos da efusão do Espírito Santo! “

O encontro marca um momento de renovado ardor missionário em seus participantes que voltam para suas cidades, paróquias e grupos de oração com um empenho de através das formações, das orações, das partilhas e convivência de irmãos um desejo de viver a sua carismaticidade na edificação da Igreja de Cristo de Jesus!

FONTE: Renovação Carismática Católica Diocese de Bom Jesus do Gurguéia.