20/10/2022

Aconteceu no último final de semana, 15 e 16 de outubro, o Congresso Diocesano da RCC – Renovação Carismática Católica. O Encontro foi sedeado na Paróquia São Pedro Apóstolo e contou com representatividade de todos os grupos de oração da Diocese, espalhados em 13 das 25 paróquias da Diocese.
O Congresso vivenciou uma intensa programação, com pregações, louvores, apresentações artísticas e eleição da nova Coordenação Diocesana.  Teve como tema central: “Mostrou-me um rio de água viva saindo do trono de Deus e do Cordeiro” (cf. Ap 22,1); contou com a presença de vários padres da Diocese, entre eles o de maior distância geográfica, Pe. Márcio Batista de Figueiredo, Pároco de Santa Filomena, que acompanhou o encontro durante todo o sábado. 
O Evento foi assessorado pelo Conselho Regional da RCC, vindo de Teresina, Lucivan de Assis (Presidente do Conselho), “Dinha” Raimunda Pereira (Coordenadora Estadual do Ministério de Formação), Felipe Vieira de Sousa (Coordenador Estadual do Ministério de Música e Artes), Maria Clara Sousa (Assessora Estadual das Expressões Artísticas) e Pe. Anderson Fábio de Oliveira Lopes (Reitor do Seminário de Filosofia e Assessor Eclesiástico da RRC-PI).
A nova Coordenadora Diocesana, eleita, foi a Sra. Gilmara Pereira de Sousa, do Grupo de Oração Renovai, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Igreja Matriz de Corrente, Região Pastoral Sul da Diocese, e que agora tem, como primeira tarefa, discernir e completar sua Equipe de Coordenadores.
O encerramento do Congresso terminou com a presença de Dom Marcos Antonio Tavoni, que presidiu a santa Missa. Ao início da Celebração, Dom Marcos convidou a atual Coordenadora para fazer o anúncio do nome da nova Coordenadora eleita, que foi efusivamente aclamada por todos. Na homilia, o Bispo iniciou suas palavras agradecendo a pessoa do Pe. Edgardo, pela generosa acolhida da Paróquia São Pedro; salientou que a missa estaria apenas encerrando um encontro, uma etapa, e que deveria ser celebrada com sabor de envio missionário; e a partir do Evangelho do dia (Lc 18,1-8) destacou a importância dos Grupos de Oração, na indispensável observação da fidelidade à vocação primeira de cada grupo, a oração e o seu aspecto de intercessão; e finalizou incentivando a nova Coordenadora à sua missão e a ter, como programa de vida, o exemplo da segunda leitura da Liturgia, a Carta de São Paulo, Apóstolo, com recomendações, na fé, a Timóteo (2Tm 3,14-4,2). 
Antes da bênção, Dom Marcos Tavoni agradeceu o trabalho da atual Coordenadora, Helga Germana de Sousa Ribeiro, destacando o seu zelo e espírito de compreensão e disponibilidade, principalmente em tempos de pandemia, que lhe ocasionaram a necessidade da extensão do mandato por um tempo prolongado, indeterminado.
A atual Coordenação presenteou o Bispo e o Pároco com recordações significativas e a manhã do Domingo terminou com muita festa, louvor e fotografias. 
(PASCOM – Bom Jesus-PI)