25/10/2020

“Amamos a Deus?”

“Amar a Deus sobre todas as coisas” já estava expresso na Lei (Dt 6, 4-5) e “amar ao próximo como a si mesmo” já figurava entre as muitas regras existentes (Lv 19, 18) e a primeira leitura deixa clara a necessidade de se demonstrar o amor a Deus através do amor ao próximo (Ex 22, 20-26).

Jesus vai reafirmar o Primeiro Grande Mandamento da Lei e recolher todas as demais notas de amor ao próximo que estão espalhadas nas Escrituras, num segundo mandamento: “amar ao próximo como a si mesmo”. É o Evangelho do dia (Mt 22, 34-40).

Os dois mandamentos ficam entrelaçados e São João é quem melhor nos explicita a sua aplicação. Se alguém disser: “‘Amo a Deus’, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê. Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame também a seu irmão” (IJo 4, 20-21). E, na segunda leitura desta Liturgia, aguarda-se de nós o bom testemunho: “abandonaram os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro” (1Ts 1, 5c-10).

Jesus foi o único que amou a Deus plenamente, cumprindo, inteiramente, os dois mandamentos que unificou; colocou a vontade do Pai em primeiro lugar e deu a vida pela salvação dos pecadores. Através de um único gesto, por sua morte na cruz, Jesus fez a síntese, amou a Deus e ao próximo. Portanto, amou-nos “como a si mesmo”; sendo verdadeiro Deus, amou-nos como Deus é amado; e sendo verdadeiro homem, nos amou como todo homem é chamado a amar.

Saduceus, o Jovem Rico e outros estavam interessados em saber “qual a essência da Lei?” E você? Está interessado em saber qual o Caminho mais seguro para alcançar a salvação? Ou se sente indiferente em meios aos tantos “falsos deuses” que o mundo apresenta?

Antes de sofrer por amor a nós, na última Ceia, servindo ao outro “como a si”, “lavando os pés empoeirados dos discípulos”, Jesus instituiu um “novo e eterno mandamento”: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 13, 34-35). Você sabe como Jesus nos amou? Investigue. Se descobrir a resposta encontrará também o caminho. Faça isso, e viverá!

Um excelente Domingo!

Deus abençoe!