19/07/2020

- DOM MARCOS ANTONIO TAVONI

A Palavra é um convite: 

"Ser Fermento na Comunidade Cristã, convivendo com o joio". 

Aparentemente o joio vai bem, sempre sorrindo, parece estar numa posição muito confortável, nada lhe acontece.

Camuflado de trigo, ele vive no meio dos outros disfarçado, faz tudo o que lhe apetece escondido; se incha e se orgulha de sua exuberância e até vai se sobrepondo e impondo  aos outros o veneno de sua maldade. Este é o hipócrita, tolerado pelo trigo que vivendo sua vocação é chamado a exercitar a caridade e deixar nas mãos Deus a justiça final sobre o outro, que não se deixando iluminar, segue cego e infeliz caminhando ao seu lado. A Comunidade cristã deve ter a pasciência do agricultor e a tolerância misericordiosa do Pastor. 

O cristão deve seguir sendo fermento que humilde, procura adaptar-se à vontade de Deus, faz seu serviço, leveda a massa e não "se aparece". Ele contribuí para o crescimento da Comunidade, que vai se tornabdo um atrativo "pão", alimento para a humanidade. 


A Palavra, além de um consolador convite ao trigo é também um alerta, uma chamada misericordiosa à conversão para o joio. O Senhor bondoso que mandará colher em seu celeiro o trigo é o mesmo que encaminhará,  o joio para o fogo, fazendo desaparecer da terra todos os que fazem os outros pecarem. 
Portanto, neste Domingo, roguemos a Cristo de acordo com a Palavra recebida. Que a misericórdia triunfe sobre o juízo, que Ele não leve em conta nossos pecados, nos dê a graça da conversão e o seu perdão; e que possamos, pacientemete, ver e acolher o outro como nosso irmão.

Um bom domingo a todos. Interceda por nós a Virgem Maria, Mãe das Mercês.
Deus nos abençoe, hoje e sempre!

Dom Marcos A. Tavoni 
Bom Jesus-PI

FONTE: PASCOM DIOCESE DE BOM JESUS DO GURGUEIA - PI