02/07/2023

A 32ª Assembleia Regional de Pastoral aconteceu, de 29 de junho a 01 de julho, no Centro de Treinamento Pastoral da Arquidiocese de Teresina, teve como tema: “Catequista: vocação e missão” lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33) e contou com a Assessoria do Pe. Abimar Oliveira de Moraes, da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Membro da Comissão Nacional de Catequese. No Encontro estiveram presentes bispos, padres e representantes de pastorais, serviços, movimentos e organismos das 8 dioceses que compõem o Regional. Nossa Diocese foi representada com a participação dos convocados: Referencial para a Catequese e Comissão para a IVC, Pe. Claudinei; Referencial para a Juventude, Pe. Jefferson, acompanhado de três jovens Coordenadores de Grupos; Pe. Jucélio, Coordenador Diocesano de Pastoral e Dom Marcos Tavoni, nosso Bispo Diocesano. Durante a Assembleia foi apresentada por Dom Marcos, a proposta contendo a organização da XVI Romaria da Terra e da Água, que deverá acontecer em 2025, na cidade de Bom Jesus. A proposta passará, ainda, por outras instâncias até a sua definição, mas já ganhou tema e lema que podem ser refletidos. A Romaria terá como uma de suas motivações a comemoração de aniversário dos 10 anos da Carta Apostólica do Papa Francisco “Laudato Si” e que inspirou o seu tema: “Ecologia Integral à serviço da vida” e lema: “Obras todas do Senhor, bendizei o Senhor!” (Dn 3, 57). Encerrando sua passagem por Teresina, na noite de sábado Dom Marcos celebrou a missa da Solenidade de São Pedro e São Paulo na Comunidade de Vida “Jardim de Nossa Senhora”, Diaconia Territorial “Santa Rita”, no Bairro Vale do Gavião. (PASCOM – Bom Jesus-PI)