21/03/2021

A Paróquia de Santa Luzia, em Sebastião Barros, Região Pastoral Sul da Diocese, recebeu ontem, sábado, 20/03, a visita do Oratório Missionário do Bom Jesus da Boa Sentença e celebrou o Jubileu de sua história, dentro da caminhada de vida dos 100 anos da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia. A Celebração presidida por Dom Marcos Antonio Tavoni contou com a presença do Diácono Domingos (Catedral de Bom Jesus-PI) e foi concelebrada pelos Padres, Frei Oliveira (Corrente-PI), Pe Juscélio (Avelino Lopes-PI); pelos primeiros párocos de Santa Luzia, Pe. Crisóstomo (Parnaguá-PI) e Pe. Wellington (Barreiras-PI); e pelo atual Pároco, Pe. Cleonilson.
Apesar dos tempos de pandemia, a celebração contou com um expressivo público de fiéis. Mesmo a Igreja, enquanto templo, sendo uma das maiores da Diocese, utizando-se das regras de distanciamento e sanitárias, tornou-se pequena para o significado da Festa.
Durante o desenrolar da liturgia foi apresentado um relato da história do Lugar e da formação da paróquia, que emocionou a todos. Dom Marcos, em sua homilia, fazendo alusão à história e a Palavra de Deus, destacou os quantos, através de muitos sofrimentos e humilde obediência, dedicaram-se por difundir a fé na Região; convidou os paroquianos de Santa Luzia à alegria jubilar de, hoje, poderem ter acesso aos sacramentos e à vida da graça e os exortou à uma atenta responsabilidade de serem os continuares desta bela história, que se apresenta, hoje, sem menos sofrimentos que no passado e que também exige de nós a mesma humilde obediência na fé.
A Celebração foi alegre e rica em sinais. A Comunidade teve a oportunidade ímpar de rezar junto ao Oratório Missionário, suplicando graças especiais, uma "boa sentença" ao seu Bom Jesus e protetor.
Confira aqui as fotos da Celebração Jubilar que aconteceu em Sebastião Barros-PI (Pascom Bom Jesus-PI).