03/01/2023

Todos os anos, no final de dezembro, entre Natal e Ano novo, os Seminaristas da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia se reúnem, uma semana, com o seus Bispo, para um tempo de formação, espiritualidade e convivência.

Os Seminaristas da nossa Diocese, estudam, recebem formação e realizam pastoral, na Arquidiocese de Teresina. As férias de final de ano, missão pastoral e a Semana de Convivência, na Diocese, é de grande importância para a integração e atualização dos seminaristas à realidade de suas origens, reafirmando neles o sentido de pertença e de identidade.

A programação da Semana de Convivência de 2022 contou com formações. Reflexões e orações na Residência Episcopal, refeições na Casa Paroquial da Catedral, Missas na Capela da catedral, passeio e lazer em Chácara, na Barra Verde; e finalização com a Celebração da entrega do Ministério de Leitor ao Seminarista Aerto, do 2º ano de Teologia. A Celebração foi na Paróquia de origem do Seminarista, Bom Jesus da Lapa e Nossa Senhora das Mercês, em Redenção do Gurguéia, como um sinal vocacional para a Comunidade Local. Ocasião em que dois fiéis leigos foram investidos do Ministério extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística.

A Semana de Convivência foi acolhida por Dom Marcos Tavoni e contou com a colaboração do Promotor Vocacional da Diocese, Pe. Alcineide, Pároco do Divino Espírito Santo, em Corrente; e com a ajuda e apoio dos Padres José Dino, Pároco da Catedral e Pe. Atenágoras, Pároco em Redenção do Gurguéia.

(PASCOM – Bom Jesus-PI)