13/04/2022

O último domingo, 10/04, Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, inaugurou a Semana Santa, a mais importante comemoração dos cristãos católicos, em todo mundo.

Depois de dois anos de leis restritas, devido à Pandemia do Covid-19, como o Lockdown (fique em casa); público reduzido e regras exigentes de higiene, como uso de máscaras e álcool em gel; e que levaram as Igrejas a fecharem as portas e a realizar restritas e on-line, as celebrações, com a participação de grande público de fiéis, voltaram a acontecer. A diminuição da pandemia e a saudade de se reunirem para manifestar sua fé, moveram as pessoas a sair as ruas, agora, menos amedrontadas e mais confiantes no fim da pandemia.

O Domingo de Ramos, em Bom Jesus, contou com um público excepcional. As três paróquias da Cidade organizaram procissões e missas, e em todos os horários oferecidos os fiéis lotaram as ruas e Igrejas.

Na segunda feira, 11/04, a Prefeitura de Bom Jesus divulgou um novo Decreto flexibilizando as restrições impostas pela pandemia. As normas atuais deixam facultativo o uso da máscara em ambientes internos e externos, mas aconselha, ainda, em alguns casos, a prevenção, inclusive da higienização adequada.

Para nossa Diocese, segundo Dom Marcos Tavoni, valerá o bom senso e o respeito à liberdade das pessoas. As orientações do novo Decreto deverão ser observadas; e mesmo sendo liberado o uso da máscara em ambientes fechados, os católicos que não se sentirem confortáveis poderão continuar fazendo o uso preventivo; inclusive, continuarão a encontrar álcool em gel na entrada das Igrejas.

Ontem, 12/04, na Catedral de Nossa Senhora das Mercês, aconteceu a tradicional Missa da Unidade dos Cristãos e Bênção dos Santos Óleos. Estiveram presentes os Padres, Diáconos Permanentes, Seminaristas, Religiosos e Religiosas e representantes de todas as paróquias da Diocese.

A Celebração da Missa foi presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Marcos Tavoni e este ano adquiriu um sentido de unidade ainda maior, foi revestida de um “espírito sinodal”, procurando acompanhar o Sínodo dos Bispos, que acontecerá em Roma e nos propõe “uma Igreja Sinodal”, com mais comunhão, participação e missão.

Sínodo é tradução do grego e significa “caminhar juntos”, construir juntos um caminho. Este é o objetivo pastoral da Diocese de Bom Jesus, construir juntos, e cada vez mais, a unidade eclesial.

Confira aqui conosco as fotos da Procissão de Ramos e da Missa da Unidade. Veja, ainda, na íntegra, o Decreto Municipal que traz as novas orientações sobre as regras da pandemia.

(PASCOM – Bom Jesus-PI)