18/05/2019

Aconteceu a manhã deste sábado (18) de maio, na Diocese de Bom Jesus do Gurgueia em parceria com o Regional NE 4 da CNBB o Seminário de Comunicação para comemorar o 53º Dia mundial das Comunicações Sociais. Evento que é celebrado pela Igreja desde O Concílio Vaticano II que por meio do decreto Inter Mirifica instituiu a Comemoração deste dia,  que sempre é celebrado na Solenidade da Ascenção do Senhor.

O evento contou com a participação de secretários e secretárias das paróquias, membros da Pastoral da Comunicação, padres como também comunicadores: Radialistas, diretores de portais etc, convidados para este momento que visa refletir o tema proposto para este ano pelo Papa Francisco: “Somos membros uns dos outros” (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”.

O Seminário iniciou com a palavra de acolhida do Pe. Leandro Pinheiro, que é Coordenador Diocesano de Comunicação e em seguida a oração inicial. Na sequência foi apresentada toda a Comissão de Comunicação do Regional NE 4: Dom Edilson Soares Nobre, Bispo de Oeiras e referencial para as Comunicações, Pe. Raimundo Duarte de Campo Maior que é o Referencial Regional para a Comunicação e membros das diversas Dioceses do Piauí: Pe. Antonio Roberto referencial de Oeiras, Celene de Parnaíba, Cristiane e Lúcia da Arquidiocese de Teresina, Ana Karla de Oeiras, Marcianildes de Floriano, Helder de Campo Maior e Leonardo de Oeiras.

Após a apresentação da comissão Dom Edilson apresentou o tema central do Seminário, que é justamente o tema do Dia Mundial das Comunicações citado acima. No final com um momento de partilha percebeu-se como o tema mexe com as pessoas e as motivam a cada vez mais a conhecerem com profundidade tudo que envolve a Comunicação para que possa comunicar a verdade.

No segundo momento aconteceram as oficinas a seguir: Redes Sociais, assessorada pelo Helder e Cristiane, Secretariado pela Lúcia, que é secretária do Regional NE 4, e Linguagem Eclesiástica, assessora pelos padres Duarte e Antonio Roberto e, pela Marcianildes. Esta última que contou com a presença de diversos diretores de portais e radialistas da região.

Ao final de cada oficina cada participante recebeu o certificado pela participação no Seminário de Comunicação. Desejamos a todos que Jesus Cristo o Perfeito Comunicador abençoe a todos os que participaram como também a todos que se dedicaram na organização do evento. Ainda haverá uma Missa pelos comunicadores que será celebrada na Capela de Nossa Senhora de Fátima em Bom Jesus-PI.

A nossa gratidão a Dom Marcos Tavoni que acolheu a ideia do Seminário em Bom Jesus e deu todo o  apoio necessário para que o evento acontecesse a Cúria Diocesana, e vale ainda destacar o apoio valioso da equipe que trabalha a Cúria a serviço da Diocese.