29/11/2019

- Texto: Tatiano Ribeiro

O tempo do advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa. Nos convidada a revivermos alguns valores  essenciais como: a alegria com expectativa, a vigilância, a esperança, a pobreza e a  conversão.

Bom entendendo isso, entramos nos nosso específico, que é o da música.

Diz o diretório da liturgia que o tempo do advento deve ser celebrado com sobriedade e discreta alegria, não se canta o glória, para que no natal possamos nos unir aos anjos entoando esse hino para celebrar a chegada do Senhor, por isso também as flores e os instrumentos sejam usados com moderação.

O uso dos instrumentos com moderação não quer dizer que temos que retirar instrumentos da missa, mas usá-los com moderação e não preciso explicar o que é moderação não é mesmo?

Alguns exemplos, na bateria talvez usar “vassourinhas” ou baquetas acústicas ao invés de baquetas normais, diminuir a intensidade na hora de tocar, a guitarra seria interessante substituir por violão, arranjos mais simples, as vozes bem harmoniosas, a intensidade de som na igreja ser bem moderada, o teclado com menos ritmos e pianos mais solenes, levando o povo a um tempo de esperança, alegria, mas também conversão.

Agora se vocês percebem que os músicos não estão preparados para tocar nesse tempo, pois ainda não consegue manter esse clima mais ameno, talvez por falta de conhecimento, estudo, etc. ( o que não é vergonha e não diminui ninguém), então é melhor retirar alguns instrumentos. Substituir a bateria pelo ”caron” ou “cajón”, se mesmo assim não der certo, então é melhor fazer um pequeno coro acompanhados pelo  violão e pelo teclado.

O importante é estar em comunhão com a igreja e levar o povo a viver bem o tempo do advento. É preciso caminhar com a liturgia e querer de fato levar o povo a experimentar o que foi dito acima.

Bom advento a todos, que sejamos pessoas que preparem o povo para a vindo do Senhor. Que vivamos um Santo advento e um Santo natal.

Deus abençoe a musicalidade de cada um.

FONTE: Canção Nova

MOTIVAÇÃO - Equipe LITÚRGICA – Paróquia Catedral Nossa Senhora das Mercês e Paróquia Santuário Bom Jesus da Boa Sentença.