24/10/2019

"Em um pedacinho do céu". Assim definiu Dom Marcos Tavoni (Bispo da Diocese) para nossa reportagem, como deverá se sentir aquele que conhecer a nova Capela do Santíssimo, na Catedral de N. Senhora das Mercês, depois de pronta.
A Capela faz parte das etapas de reformas que estão acontecendo na Catedral desde a chegada de Dom Marcos.
Em 2015 deu-se início a uma grande Campanha de reformas, onde no ato de lançamento todos o presentes deram um grande abraço em torno da Catedral, simbolizando a adesão à campanha.
Parafraseando o filósofo Dostoiwski e o Papa João Paulo II, Dom Marcos elucidou: "'A beleza salvará o mundo!'. Queremos que o lugar seja um verdadeiro 'Bet-El-Za', o lugar onde Deus brilha. Quem vem a Igreja vem em busca de encontrar-se com Deus e sua própria verdade. E de fato, se encontrará com a Verdade, e é na verdade, na realidade dos fatos e das coisas criadas por Deus que está contida a beleza; e o belo atraí, assim como o é atrativo o amor de Deus por nós. Por isso a necessidade de se fazer o melhor, mais digno e belo lugar, para propiciar este encontro entre Deus e o homem. Será a nossa "Shekhinah", outro termo hebraico para dizer da presença, do lugar onde habita a glória de Deus. Estar na Capela será como um experimentar um pedacinho do 'grande bolo' que será a totalidade da alegria, quando, num futuro próximo, entrarmos na Nova Catedral completamente remodelada."
Dom Marcos agradeceu às equipes de Festejos, Dizimistas, Colaboradores e Articulares da Construção da Catedral que sob orientação e pastoreio do Pe. José Valdo Saraiva, estão todos de parabéns por mais esta etapa tão bem conduzida. Destacou e agradeceu, ainda, a indispensável e significativa participação dos Arquitetos Havell Amarante e Lúcia Nepomuceno que souberam com criatividade e inteligência interpretar as ideias e colocá-las em prática no projeto.
Dom Marcos, no final da entrevista, exortou todos a continuarmos com nossas colaborações e contribuições, ainda que sejam mínimas e humildes, e invocou a bênção de Deus sobre todos. Confira o vídeo postado.
(Pascom Bom Jesus-PI/24/10/2019)