Ao longo da história dos 100 anos de Prelazia e 40 anos de Diocese, muitos leigos e leigas assumiram e assumem sua missão evangelizadora em auxilio  da construção espiritual e ministerial desta Igreja particular. Entendemos que muitos registros se perderam, grupos e pastorais se extinguiram,  outros surgiram, mas procurando sermos fiéis aqueles que estão servindo, vimos partilhar este despertar de muitos engajados no ardor da missão pastoral , auxiliando nossos padres e nossos Bispos. Por isso nesta noite queremos, com muita paciência e tranquilidade, apresentar e descrever um pouco desta história destes grupos , movimentos e pastorais. 

 

01 - EQUIPE DE LITURGIA E CANTO PASTORAL

Seguindo a tradição cristã, e confirmado pelo Catecismo da Igreja Católica, Liturgia significa “ o povo de Deus faz parte da “obra de Deus”, então a Liturgia somos todos nós na obra de criação de Deus. Esta ação Litúrgica sempre existiu na Igreja de Cristo, contudo com o Concílio Vaticano II mudou também o conceito e o jeito de ser da Igreja. Lembrou à Igreja que ela é povo de Deus. A Igreja é o povo de Deus, corpo de Cristo, do qual ele é a cabeça.

Existindo a partir daí uma necessidade de organização desta ação, a equipe de liturgia é, se torna, o coração e o cérebro da pastoral litúrgica da vida da Igreja. Sendo organizada em três setores: o setor da celebração propriamente dito (mais conhecido como pastoral litúrgica), o setor de canto e música litúrgica, o setor do espaço litúrgico e da arte sacra.

Em Bom Jesus sempre existiu a EQUIPE DE LITURGIA E CANTO PASTORAL a mesma não tem data de fundação, somente sendo aperfeiçoada ao longo dos anos pela ação formativa dos Bispos, padres e leigos.

 

02 - PASTORAL DA CATEQUESE

A catequese no Brasil está diretamente relacionada à chegada dos Padres Jesuítas , na época da colonização. No Piauí com os primeiros padres nas fazendas de gado. Aqui em Bom Jesus teve como iniciador da atividade catequética que fixando na cidade, trouxe da Espanha 06 mulheres: Margarita Oneil, Marinca, Pilar, Aurora, Mari Carmem e Tereza que vieram trabalhar como missionárias, na cidade e no interior, como parturientes, cuidando de doentes e ainda lecionavam o catecismos para adultos e crianças. Posteriormente este trabalho de catequese alcançou grande impulso com o apoio de Dom Ramon  Lopes Carrosas, assumido pelos padres, irmãs mercedárias e leigos com todo afinco, se dedicando a esta missão até hoje.

 

­­­03 - MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA EUCARISTIA

 “O Ministério Extraordinário da Santa Comunhão nasceu depois do Concílio Vaticano II pela necessidade de apoio aos ministros ordinários (bispos, presbíteros e diáconos) e desde 1965, o Santo Ofício concedia aos bispos da Alemanha Oriental  instituir leigos para levar e distribuir a eucaristia nos lugares de celebração da Palavra, onde não havia sacerdote.

Em Bom Jesus/PI o Grupo dos Ministros Extraordinários da Eucaristia – MECs foi criado entre 1999/2000, pelo Padre Fernando iniciando com uma turma de seis senhoras, *Januária Barbosa(in memorian), Maria das Dores Ribeiro (in memorian), Clarisse Lustosa (in memorian), Maria Santos, Judite Brandão e Elza Rosal,  que após formação passaram a contribuir na Paróquia visitando os doentes e ajudando na distribuição da Eucaristia na Santa Missa. No decorrer dos anos foram formadas mais três turmas e hoje a Paróquia conta com 15 ministros, dando continuidade aos trabalhos.

 

04 - PASTORAL SÃO TARCISIO – Coroinhas e Acólitos

O serviço do coroinha, de  servir o altar, cantar, acompanhar o celebrante remota do ano de 313, desde o Concílio de Trento, sendo somente realizado por meninos. Com o Concilio Vaticano II, este serviço foi normatizado com regras próprias surgindo o acolitato. Em Bom Jesus-PI, desde o tempo de Padre Fernando, passando pelo Padre José Valdo algumas crianças e jovens serviram nesta Pastoral, porém foi  por meio do seminarista Mikael  Coaglio Silva Lucas que organizou e implantou em 2015 com os coroinhas Josué Irene Neto, Pedro Alves de Andrade e Adriano Sousa Arnaldo Bouschrit Voos. Depois o grupo foi aumentando com a ajuda dos Seminarista que vieram depois. Vitor Fernando Goulart Maycon de Sousa e Dione Ivan dos Santos. Se consolidou como Pastoral com a vinda do Pe. José Dino.

 

05 - PASTORAL DA CRIANÇA

A Pastoral da Criança tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e 6 anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade. É uma entidade  da Igreja católica que foi fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, teve como fundadores, a médica pediatra Zilda Arns Neumann e Dom Geraldo Majella Agnel  No estado do Piauí em 1986 tendo como primeira coordenadora Regional Terezinha de Jesus Rodrigues de Sá.

Na Paróquia Bom Jesus da Boa Sentença tivemos como primeira coordenadora a professora Adelma, em seguida Bastinha, Dona Aracilda, Luizinha, dentre outras sucessivamente.

Atuando nas áreas e periferias pobre de Bom Jesus como um auxílio principalmente no combate à desnutrição, exercendo esse lindo trabalho até os dias de hoje através dos seus voluntários.

 

06 - PASTORAL DO DIZIMO

Sobre a Pastoral do Dizimo, destacamos que em 1974, os bispos do Brasil lançaram um Estudo, no qual desafiaram os fiéis católicos a proverem as necessidades da Igreja, de modo participativo e consciente. Além disso determinaram que a gestão desses recursos seria conjunta entre o clero e os leigos da comunidade. Eram as bases da Pastoral do Dízimo, que já possui atuação no Brasil de 47 anos. Segundo relatos e informação repassada pelo próprio Padre Fernando Cascon em Bom Jesus, quem instituiu o Dízimo na paróquia Bom Jesus da Boa Sentença, foi o Padre Manoel Paredes, ocorrendo aos longos do anos momentos formativos que dinamizaram a pastoral e fomentaram seu crescimento na Paróquia que hoje conta com mais ou menos  20 zeladoras  e 376 dizimistas.

 

07 - PASTORAL DA JUVENTUDE

A pastoral da juventude teve início no Brasil desde 1970, com encontros de jovens de 12 a 25 anos, porém foi em 1995 que a PJ, se consolidou como organização, existindo em Bom Jesus desde estes anos. Passando por um período de inatividade retornou em setembro de 2013 na paróquia Bom Jesus da Boa Sentença idealizado por Edilma Rocha e Renan com o apoio Padre José Valdo. Convidando alguns jovens como Letícia e outros amigos de escola retornando as atividades. Após 02 anos depois em uma reunião escolheram um nome para o grupo: Jovens Evangelizando Jovens (JEJ), na qual existe até hoje.

 

08 - PASTORAL CARCERÁRIA

Desde a Década de 1960 a Igreja se faz presente nos cárceres (cadeias e penitenciárias femininas) através das Irmãs do Bom Pastor e ao longo dos anos seguintes, mas somente em 1986 ocorre a  primeira reunião nacional e oficial da Pastoral Carcerária como serviço organizado da CNBB. Na cidade de Bom Jesus com o apoio do Padre Fernando  iniciou seus trabalhos de evangelização por meio do ministério da  promoção humana do grupo da Renovação Carismática, através de orações, louvores e missa, e auxilio aos prisioneiros. Com a necessidade de uma melhor estruturação em 2013 aconteceu a implantação da Pastoral Carcerária através de um encontro de formação com formadores da Bahia e Teresina, tendo como primeira coordenadora Izaira Rodrigues, e padres Padre Fernando, Padre José Valdo e as freiras Irmã s mercedárias Zenaide e Irmã Iiene.

 

09 - APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Conhecido recentemente como “Rede Mundial de Oração do Papa”. Já possui 177 anos de existência no mundo. Nasceu na França no anos de 1844 em um colégio Jesuíta com aprovação do Bispo local, tendo aprovação pelo Papa Pio IX em 18846. Chegou ao Brasil a 150 anos em São Paulo. E chegou em Bom Jesus a aproximadamente 115 anos, sendo fundada a associação pelo Padre Leandro Peralta da Silva.

Algumas associadas da época eram Maria do Rosendo – avó de Dona Lurdes Batista, que posteriormente entrou no grupo de associadas.

Dona Sinházinha, Mundica de Tenente, Dona Amélia, mãe de de Cinobelina Elvas e outros.

 

10 -  RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

A Renovação Carismática Católica é um movimento de evangelização por meio de orações de Efusão no Espirito Santo, existindo no mundo desde 1967 e no Brasil desde 1969. Com esse impulso  chegou em Bom Jesus em  1996, tendo como iniciantes Dona Januária (in memorian), Dona Clarice (in memorian) Maria Santos e outras que se reuniam na Igreja Matriz pela tarde, o grupo chamado a carismática. Neste mesmo ano, com a chegada de  Aliete Gomes Costa em Bom Jesus-PI, vinda de Floriano-PI, Dom Ramon Carrozas, a convidou para assumir a coordenação do grupo. Com o aumento do número de participantes aconteceu a fundação oficial nos  dias 14, 15 e 16 de maio de 1999 através de missionários de Teresina, Tio Nonato (in memorian) e Raimundo, onde o grupo passou a acontecer na Catedral de Nossa Senhora das Mercês, a noite , com o nome de Grupo de Oração Carismático  Servos do Senhor. Já fazem 22 anos de caminhada e atuação na Paróquia.


11 - CERCO DE JERICÓ

O Grupo Cerco de Jericó deu-se inicio na Polônia na primeira semana de maio de 1979,  por meio de um Congresso do Rosário: 7 dias e 6 noites de rosários consecutivos, diante do Santíssimo Sacramento exposto para preparar a visita apostólica de João Paulo II àquele país. Esta inspiração adveio do Livro de Josué em que ao chegar junto às muralhas de Jericó, recebeu ordens concretas e detalhadas para: durante 6 dias, os valentes guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade. No 7º dia deram 7 voltas. Durante a 7ª volta, ao som da trombeta, todo o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus as muralhas de Jericó caíram.  Em Bom Jesus o Cerco de Jericó iniciou-se por meio dos  membros fundadores  da Renovação Carismática Católica como uma intercessão, Aliete, Auri, Ana Lúcia, Arilza e de forma oficializada os cercos de jericós acontecem a 10 anos nas capelas e igrejas de Bom Jesus, principalmente nas féria escolares, com o Santissimo Exposto com orações durante 07 dias e 07 noites. E de forma mensal do dia 01 ao dia 07 de cada mês.

 

12 - HOMENS QUE REZAM O TERÇO

Na história do Terço dos Homens temos referências de 1912, no grupo de homens na Alemanha; no Brasil surgiu em 1936, tivemos também um grupo no Brasil que surgiu inicialmente dentro do Movimento de Schoenstatt e se espalhou rapidamente.  Na Paróquia Bom Jesus da Boa Sentença surgiu por meados de 2007 de forma espontânea um grupo de homens que rezavam o terço nos sábados na Catedral conhecidos por Filhos de Maria, tinham como iniciantes Wesley Queiroz, Fabiano Luduvico, Tatiano Ribeiro e outros, porém o grupo se diluiu em 2010.  Após um ano ocorreu a criação dos SERVOS DE MARIA na Paróquia Bom Jesus da Boa Sentença em 03/05/2011 na ainda Capela de São Pedro Apóstolo, com apoio do Padre José Valdo, tendo como fundadores Carlos Eduardo (Cae), Salvador Irene e .outros. Com a busca de unidade com esse movimento de forma Regional e Nacional os coordenadores participaram de encontros em Floriano e Teresina, por meio do qual em 20/09/2012 foi mudada a denominação para Terço dos Homens Mãe Rainha. Hoje na Paróquia de Bom Jesus existe uma ramificação no Santuário Bom Jesus da Boa Sentença e  nas comunidade do interior.

 

13 - COMUNIDADE CAMINHO NEOCATECUMENAL

É um itinerário de formação cristã, iniciada na Espanha em 1964, por Kiko Argüello e da missionária Carmem Hernandez (indo memorian). Em março do ano de 2014, chega em Bom Jesus Dom Marcos Tavoni. E, em outubro do mesmo ano, os Catequistas: Padre Raúl, Lúcia e o seminarista Jhon( hoje , Padre), dão início a formação da catequese, criando a Primeira Comunidade em 08 de novembro do ano de 2014. E no mês de Maio do ano de 2021, os Catequistas: Alessandra, Padre Hélio e o seminarista Gustavo, dão início a formação da catequese, criando a segunda Comunidade no dia 26 de junho.  Tem como objetivo de conduzir os cristãos a uma FÉ adulta, através de um itinerário catecumenal pós-batismal.

 

14 - FRATERNIDADE LEIGA MERCEDÁRIA

A fraternidade Leiga Mercedária desde de sua origem foi associada à missão dos frades mercedários, despertando vocações leigas com o carisma de São Pedro Nolasco e a vivênciar a mística mercedária. Os membros das fraternidades, de acordo com o carisma pessoal de cada um e na medida do possível, devem dar sua contribuição aos trabalhos de Pastoral e Igreja local,  sempre conciliando as necessidades da Paróquia, e a fidelidade à espiritualidade da Ordem.

Em Bom Jesus, junto com os mercedários a Fraternidade já existia orientada e acompanhada pela Ordem Mercedária. Porém no ano de 2017, foi assumida em missão de organizar e acompanhar a Fraternidade pelas Irmãs Mercedárias, associando a congregação das Irmãs Mercedárias Missionárias do Brasil.

15 - ECC – ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO/PASTORAL FAMILIAR

O ECC contribui de forma efetiva para que as famílias se constituam como “Igrejas Domésticas”, “Formadoras de Pessoas”, “Educadoras na Fé” e “Promotoras do Desenvolvimento”, tendo seu lugar insubstituível no anúncio e vivência do Evangelho, pois o “FUTURO DA HUMANIDADE PASSA PELA FAMÍLIA”.

Teve início em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo-SP. Onde é atualmente é uma realidade no Brasil inteiro, de norte a sul, de leste a oeste, estando presente e atuando em 223 (Arqui)Dioceses.   No Piauí iniciou-se com o Padre Francisco das Chagas Carvalho implantando-se a semente do ECC no estado.

Na Diocese de Bom Jesus, Corrente foi a primeira cidade a acolher o ECC , no Ano de 1987. Dom Ramon, reconhecendo a importância desse serviço escola, levou alguns casais para participar o Encontro. Depois foram realizados encontros na cidade de Bom Jesus e outras cidades do sul do estado. Assim, o ECC cresceu e hoje, das 22 paróquias da Diocese, 09 têm casais encontristas, atuando nas pastorais. São, aproximadamente, 450 casais encontristas, na Diocese.

 

16 - TERÇO NAS FAMÍLIAS  “AMOR DE MARIA”

Em 2005, o casal Silvestre e Joana Darc começaram a rezar o terço mariano no Bairro Penitênciária  no mês Mariano em sua própria residência, onde foram convidados alguns membros da comunidade; e dando continuidade em outras residências e após o término do mês mariano passaram a evangelizar rezando o Santo Terço e o Evangelho do dia nas famílias. Temo como nome Terço nas famílias Amor de Maria e como Padroeira ”Nossa Senhora Aparecida.”

 

17 - PASCOM  - PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

Os primeiros registros da Igreja sobre os meios de comunicação se deu com a apresentação do documento conciliar Inter Mirifica,  pelo o Papa Paulo VI aprovado no Concilio Vaticano II em 1963; com o desenvolvimento das novas tecnologias, na década da década de 70 ate o momento passou-se a pensar  na utilização dos meios de comunicação para a ação evangelizadora. No Brasil o que deu impulso à Comunicação no Brasil foi a Campanha da Fraternidade de 1989, com o tema: “Comunicação para a Verdade e a Paz.” Na cidade e paróquia de Bom Jesus – PI, juntamente com o apoio dos Padres Leandro Pinheiro, Crisóstomo Pereira e Dom Ramon Lopes tivemos como marco inicial da PASCOM em 2006 a  criação da primeira versão do site da Diocese; a partir daí ao longos dos anos por meio de  encontros e formações vem se consolidando e fortalecendo seu serviço pastoral por meio das diversas mídias sociais com ampla tendência de evoluir cada vez mais.