24/06/2020
- SÁVIA CASTRO, CINÉAS SANTOS, EQUIPE DE LITURGIA DA CNBB
A família batista nas pessoas de Socorro e Lourdes Batista, juntamente com a família, rezaram a Novena em louvor ao Padroeiro São João Batista, sem aglomeração de pessoas, que este ano teve como tema “Comunidade, Casa da Igreja”. A Novena aconteceu do dia 15 ao 23 de junho, e foram transmitidas online através do Facebook Novena João Batista.
Com 114 anos realizando a Novena e Missas do Padroeiro São João Batista, neste ano de 2020, um ano complicado para todo mundo, devido ao CORONAVÍRUS, sendo um momento de reflexão e de pensar no próximo. É momento de realizar orações por coisas melhores e de agradecer à Deus a vida que nos proporciona!
DONA LOURDES BATISTA, com 103 anos de vida. A Ilustre moradora de Bom Jesus, católica fervorosa, é filha do histórico artesão popular Sr. João Batista. Dona Lourdes Batista nasceu aos 16 dias do mês de dezembro de 1916.
A Capela de São João Batista, foi construída por João Batista de Freitas; toda feita de pedra, a Capela é local de visitação e de muitas orações pelos fiéis e familiares do "patriarca". Seu João nasceu na cidade de Jerumenha/PI, mas foi aqui em Bom Jesus que ele constituiu sua família. Seu João faleceu aos 102 anos. Quem não conhece a história,pode assistir o filme Tio João,que foi premiado o melhor filme de curta metragem nos anos 80 no Rio de Janeiro! (fonte: Sávia Castro - bisneta de Seu João).
O templo, construído pelo marceneiro e pedreiro João Batista, é pequeno, mas mantém toda a estrutura de uma igreja grande. A edificação é o que há de mais significativo em termo de tradição na cidade!
A igreja continua com portas, bancos e piso originais. No seu interior há um espaço para apresentação de um côro e no altar, chamam a atenção as imagens de São João Batista e de Jesus, esculpidas pelo próprio marceneiro.
Segundo a guardiã da igreja, a idosa Maria de Lurdes, com 103 anos, essas imagens foram feitas escondidas pelo João Batista, que utilizou um pequeno canivete. Elas só foram vistas pela população da cidade, quando colocadas no altar.
Dona Maria de Lurdes recordou as celebrações que eram feitas na igreja e chegou a cantarolar um tradicional hino da novena de São João Batista. Hoje, o templo ainda recebe fiéis, principalmente, em um grande evento religioso que acontece anualmente no local. (Cinéas - Meio Norte).
OBS.: FOTOS DE NOVENAS E CELEBRAÇÕES EM ANOS ANTERIORES.
CONTEXTO BÍBLICO, LITURGICO, HISTÓRICO E CULTURAL DESTA FESTIVIDADE
No dia 24 de junho festeja-se o nascimento de São João Batista, o precursor de Jesus Cristo. Muitas festas populares existem inspiradas nesta data, as mais famosas são as de São João. Criadas pelos camponeses europeus para celebrar o início do verão, o evento chegou ao Brasil durante a colonização com a chegada dos portugueses. “É uma festa de mudança de estação e, portanto, início de um período de mais sol, a festa do sol vencedor”, explica o presidente da Comissão para a Liturgia, dom Armando Bucciol.
Dom Armando Bucciol, presidente da Comissão para a Liturgia da CNBB. Crédito: Matheus de Souza/CNBB
Fogueiras, bandeirinhas, música, quadrilha são características típicas das festas juninas, como são conhecidas. “Atualmente é celebrada por tantos motivos de tipo cultural com elementos que sem dúvida tem um fundo religioso, mas antes de tudo tem elementos antropológicos”, afirma dom Armando. Do ponto de vista litúrgico, a festa de São João possui uma grande riqueza teológica. A figura de João Batista, profeta que se encontra na Bíblia entre o primeiro e o segundo testamento é marcante na história religiosa do povo de Israel.
Filho de Zacarias e de Isabel (prima de Maria, a Mãe de Jesus), João pregava um batismo de penitência e batizou muitos judeus, inclusive Jesus, no Rio Jordão. Daí a origem de ser chamado Batista, porque batizava com água. A mando do Rei Herodes, João foi aprisionado e levado para a fortaleza de Macaeros, onde foi mantido por dez meses. O motivo deste aprisionamento apontava para a liderança de uma revolução. Herodíades, por intermédio da filha Salomé, conseguiu que Herodes matasse João Batista e entregasse a sua cabeça numa bandeja.
João Batista, nome que significa “Deus é propício”, é o precursor de Jesus, aquele que preparou os caminhos do Senhor. No tempo litúrgico, dom Armando Bucciol explica que João Batista nasceu cerca de seis meses antes de Jesus; portanto a Festa de São João foi fixada no dia 24 de junho, seis meses antes da véspera do Natal. É o único santo cujo nascimento e martírio, este último no dia 29 de agosto, são evocados em duas solenidades pelos cristãos.
Desse modo, a noite de 23 de junho, véspera do Dia de São João, marca o início da celebração da festa de São João Batista. Além da comemoração religiosa, os costumes regionais se mostram presentes. No Brasil, os famosos arraiais com música e comidas tradicionais acontecem em vários cantos do país.
FONTE CNBB
FOTOS TATIANO, SÁVIA CASTRO E CNBB.