13/11/2019

- Texto: Padre Juscilei, Video: José Wellington

O Santuário é memória da nossa origem junto do Senhor e sinal da presença divina, é também profecia da nossa Pátria última e definitiva: o Céu, o Reino de Deus, que se realizará quando Deus colocar o Seu “santuário no meio deles para sempre” (Ez 37, 26).

Santuário não só nos recorda de onde viemos e quem somos, mas abre também o nosso olhar para discernir para onde caminhamos, rumo a que meta se dirige a nossa peregrinação na vida e na história.

O santuário, como obra das mãos do homem, remete para Jerusalém celeste, nossa Mãe, a cidade que desce de Deus, toda adornada como uma esposa (cf. Ap 21, 2), santuário escatológico perfeito para onde a gloriosa presença divina está dirigida e é pessoal: “não vi templo algum na cidade, porque o Senhor, Deus Todo- Poderoso, é o seu Templo, assim como o Cordeiro” (Ap 21, 22). Naquela cidade-templo já não haverá lágrimas, nem tristeza, nem sofrimento, nem morte (cf. Ap 21, 4).

Em nossa cidade de Bom Jesus e Diocese temos o SANTUÁRIO DIOCESANO DO BOM JESUS DA BOA SENTENÇA, a antiga a Igreja conhecida como “Matriz”, primeira Catedral de Bom Jesus, no Ano da Misericórdia, mas precisamente no dia 19 de novembro de 2016, Festa de Jesus Cristo Rei do Universo,  foi elevada à Categoria de Santuário.

Conforme o Decretro e Protocolo Nº 002 de 2016 lido pelo Vigário Geral da Diocese Pe. José Adairton de Jesus Coelho proferindo queo referido Santuário seja uma referência e centro de renovação espiritual através da conversão, oração e do perdão.”

Etimologicamente – “Santuário” significa um lugar santo. Por isso a Igreja em seu Direito apresenta quatro elementos fundamentais:

1. Igreja ou outro lugar Sagrado;

2. Grande concurso de fiéis: Esse concurso tem que se constituir em “peregrinação”;

3. Motivo local de piedade: recordações religiosas, veneração de uma imagem sagrada, conservação de relíquias insignes, milagres lá operados, indulgências especiais anexas ao lugar;

4. Aprovação do Ordinário local: é necessário que haja  uma  aprovação  explícita  do  Ordinário  local.

O santuário oferece um precioso serviço: cuidando da proclamação  da  Palavra  de  Deus,  da  celebração  dos sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia.

Conscientes disso, peçamos a Deus o dom da Santidade; para que, caminhando ao Santuário do Teu Filho, Jesus da Boa Sentença, nesta vida, possamos um dia chegar ao Santuário Celeste, e cantar, com os Anjos, os Santos e Santas, os Louvores e a Glória de Deus, Criador e Redentor.

Fonte: PASCOM Diocese de Bom Jesus do Gurgueia.