03/11/2023

A Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, organizará, pelo segundo ano, o Projeto “Abraço do Pai”, uma ideia que nasceu, no ano passado, inspirada no 18º CEN – Congresso Nacional Eucarístico do Recife, que conclamava “Pão em todas as mesas”. O Projeto Diocesano “Abraço do Pai” tem como objetivo levar aos fiéis de nossas comunidades, cada vez mais, a consciência de que a caridade aos irmãos é extensão da mesa da Eucaristia, que a adoração de Jesus na hóstia santa, no ostensório, nos deve levar a enxergar Cristo no pobre. O Projeto “Abraço do Pai” vem, este ano, ligado à Campanha “É tempo de cuidar, é tempo de agir” promovida pelo Regional Nordeste IV da CNBB. A campanha foi lançada no dia 17 de outubro, nas Dioceses de todo o Estado, e tem como meta a arrecadação de alimentos e a busca de soluções, ações e políticas que procurem amenizar a situação de fome dos nossos pobres. O Projeto “Abraço do Pai” deve iniciar-se neste dia 06 de novembro, com a realização de um “Cerco de Jericó” Diocesano, num período de 7 dias e 7 noites, de reflexão, oração, adoração e caridade, em todas as paróquias. Dentro Projeto Diocesano “Abraço do Pai” O CERCO DE JERICÓ terá como ponto de reflexão o terma escolhido pelo papa Francisco, para o Dia Mundial do Pobre deste ano, a partir do texto bíblico da segunda carta aos Coríntios: “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9). A intenção – tomado do apóstolo Paulo – é manter o olhar fixo em Jesus, que, “sendo rico, se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza”. E o dia 15 de novembro “Dia Mundial do Pobre” (Diocesano), seguirá o tema da CF-2023 – “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Neste sentido, cada adorador deverá apresentar a sua oferta material, seu gesto concreto que acompanhará o seu gesto de oração e adoração, resultando em Caridade. Os gêneros arrecadados (alimentos, vestuários, brinquedos), segundo o critério de cada Comunidade, será direcionado para um dia específico, o “Dia Mundial do Pobre”, que em nossa Diocese deverá acontecer, preferencialmente, no dia 15 de novembro, feriado nacional. O “Dia Mundial do Pobre” foi instituído pelo Papa Francisco, no ano de 2016, para lembrar a toda a Igreja, de que não se pode ser indiferentes diante da situação da fome e da desigualdade social que nos cercam. Este dia deverá estar voltado para a caridade e assistência aos pobres de nossas comunidades, à uma série de atividades, em conjunto com a sociedade local, os voluntários de várias áreas, órgãos públicos, e profissionais liberais. O tempo de oração e adoração terá as seguintes Intenções: Rezar e pedir a Deus nas intenções da Igreja, por nosso Papa (Papa Francisco), pelos nossos Bispos (por Dom Marcos Antonio Tavoni, nosso Bispo), por todos os padres (Pelos nosso(s) padre(s) e todo Clero da Diocese de Bom Jesus), pelo nosso País, Estado e Cidade, pela paz do mundo, principalmente nas regiões, hoje, em conflito; pela unidade do povo brasileiro; para que a nossa vida cristã e participação da Mesa da Eucaristia nos faça crescer em caridade, despertando em nossos corações o sentimento de compaixão, amor e alegre serviço aos irmãos, principalmente os mais pobres e vulneráveis, para que todas as mesas tenham o pão de cada dia, e para que entre nós não exista necessitados. O Projeto tem à frente as coordenações da RCC (Gilmara - Corrente), Cáritas Diocesana (Pe. Adairton - Curimatá) e demais Pastorais Sociais (Pe. José Dino – Bom Jesus). Dom Marcos Tavoni, nosso Bispo Diocesano e principal incentivador do Projeto, pontuou: “Devemos ser sensíveis a todas as presenças de Cristo ao nosso redor, ele está presente na Palavra, na Eucaristia, no Sacerdote e sobretudo no Pobre, quando nos diz, tive fome, tive sede, estive nu, preso e doente e me socorrestes; e respondendo à pergunta: ‘quando, Senhor, estivestes assim?’ Ele respondeu, ‘todas as vezes que fizestes o bem a um dos meus pequeninos, a mim o fizestes’.”. Identifique a Campanha “É tempo de cuidar, é tempo de agir”, em sua Comunidade, participe do Cerco de Jericó e considere fazer parte de sua agenda “O dia mundial do Pobre”, nosso irmão. (PASCOM – Bom Jesus Piauí)