27/06/2022

Desde que a CPT – Comissão Pastoral da Terra, em articulação com o Bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, Dom Marcos Tavoni, deu início a um protesto em favor do não fechamento da Vara Agrária instalada em Bom Jesus-PI, desencadeou-se uma campanha para que o assunto não prosperasse e não fosse levado à votação na Assembleia Legislativa do Estado (https://diocesedebomjesus.org.br/noticia/piaui-na-contramao-da-justica-agraria-diocese-de-bom-jesus-do-gurgueia/671). Juntamente com a CPT, representantes da Assessoria Coletiva dos Povos e Comunidades Tradicionais do Estado do Piauí estiveram em órgãos importantes do Estado para defender a causa. O Grupo esteve com a Senhora Governadora do Estado; no INTERTEPI; com o Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí e do TJ-PI. O Deputado Francisco Limma (PT) acompanhou a Comissão, nas visitas realizadas na Assembleia Legislativa, com o Presidente Themístocles Filho (MDB) e no Tribunal de Justiça do Piauí, e com o presidente do TJ-PI, desembargador José Ribamar, onde reivindicaram o funcionamento da Vara Agrária da Região predominante do cerrado piauiense. Segundo integrantes da Comissão, tudo indica que os clamores foram ouvidos e espera-se, agora, que os mecanismos da Justiça Agrária, em Bom Jesus, sejam reativados e atuem, eficazmente, em favor dos povos atingidos e de seus direitos individuais e coletivos. (PASCOM – Bom Jesus)