10/10/2023

O dia de ontem, 8 de outubro, foi dedicado ao nascituro, ser humano já concebido que se encontra em estado fetal, dentro do ventre materno, que por conseguinte, ainda não veio à luz, mas já possui todos os seus direitos assegurados pela Lei.

Este ano a comemoração do Dia do Nascituro teve grande repercussão em todo Brasil, com vários eventos de conscientização em defesa da vida, principalmente, devido ao momento em que todos os olhos estão voltados para as ações do STF (Supremo Tribunal de Justiça) que colocou em votação a descriminalização do aborto.

A Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, de 1º a 8 de outubro, organizou várias atividades que marcaram a Semana da Vida, como encontros “Hora da Família”, Caminhada da Família, Live sobre o Tema da Semana, com nosso Bispo Diocesano Dom Marcos Tavoni, e várias celebrações temáticas.

A Semana da Família, na Diocese, teve seu ponto alto com a Celebração da Santa Missa, em referência ao Dia do Nascituro. A Celebração aconteceu na noite de ontem, 08/10, na Catedral de Nossa Senhora das Mercês, em Bom Jesus, e foi presidida por Dom Marcos Antonio Tavoni. A liturgia foi enriquecida de símbolos que recordavam aos fiéis que a vida deve ser protegida desde a concepção até o seu fim natural. Famílias com crianças, jovens, adultos e anciãos, adentram em procissões; crianças que carregaram seus bonecos, jovens portando a bandeira nacional e os demais que seguravam em suas mãos palavras que formaram o versículo bíblico, tirado do Evangelho de João, e que expressa a vontade de Deus para com todas as pessoas: “Que todos tenham Vida” (Jo 10, 10).

Durante a homilia da Missa, ao final de sua exortação, Dom Marcos Tavoni, fez referência ao dia comemorado e aos últimos acontecimentos relacionados a tentativa de descriminalização do aborto:

“Celebramos hoje o dia do Nascituro, não é possível uma sociedade que se diz tão protetora das minorias, dos mais frágeis e vulneráveis, banalizar a vida e desprezar a pessoa na sua faze de minoria mais menorizada, frágil e vulnerável, que é a faze embrionária da vida.

A Assembleia Constituinte, eleita, legítima e democraticamente, e que escreveu a Constituição Federal de 1988, estabeleceu e deixou escrito, bem claro, logo no seu Art 5º: “Todos são iguais perante a lei, garantindo-se aos brasileiros a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”, ou seja, proteção, segurança, uma lar.

Estranha-nos a todos que o STJ – Tribunal Superior de Justiça (Poder Judiciário) que deveria ser o guardião da Constituição, protegendo e preservando a Lei, já estabelecida, dos perigos de um Poder Legislativo (Câmara dos Deputados e Senado) de interpretarem seus artigos de maneira diferente, estão, hoje, usurpando as competências do Poder Legislativo; e de forma ditatorial, estão desfazendo o trabalho dos constituintes, na tentativa de descriminalizar o aborto, sem ouvir a população ou os seus legítimos representantes. Aqueles que deveriam ser guardiões da vida, escancaram as portas do país para uma cultura de morte.

Os Deputados e Senadores foram escolhidos, eleitos pelo voto popular, e empossados como os legítimos representantes da população brasileira, que em sua maioria esmagadora, entre católicos e outra denominações, é Cristã.

Quem pode legislar, estabelecer ou modificar leis, é o Poder Legislativo. O papel do Poder Judiciário é de preservar e defender o que foi estabelecido, não cabe ao Poder Judiciário legislar, mas sim julgar e defender se a Lei, já estabelecida, está ou não sendo cumprida.

Quando um Poder interfere na esfera de outro poder, fica claro a quebra da harmonia que deveria reinar entre os Poderes da Nação, caracteriza-se uma ditadura de um sobre o outro, um ataque à democracia estabelecida, ao estado democrático de direito.

Por isso, nós cristãos, devemos fazer valer nossos direitos de cidadãos, cobrando de nossos representantes eleitos, em quem votamos, a atitude de cristãos, e ficarmos atentos aos que banalizam a vida e manipulam a opinião pública, em favor de grupos corporativistas que buscam interesses próprios.

Rezemos irmãos e irmãs. Devemos rezar muito, para que Deus conceda sabedoria aos que são apontados para ministros do STJ como sendo detentores de um notório “saber jurídico”. Rezar, para que Nosso Senhor Jesus Cristo tenha misericórdia; para que quando voltar para reclamar a sua Vinha, no dia de sua Justiça, não nos pese a mesma resposta que ouvimos no final do Evangelho, saída da boca dos próprios maus doutores da lei de sua época: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo” (Mt 21, 41).”.

Confira aqui as imagens da Semana da Vida e da Celebração de seu encerramento no dia de ontem.

(PASCOM – Bom Jesus-PI