21/11/2023

No domingo, dia 19, celebrou-se em todo mundo a VII Jornada Mundial dos Pobres. O Papa Francisco, em sua mensagem para esse dia, fazendo alusão à Parábola dos Talentos, exortou os fiéis à não desanimarem no exercício da caridade: “Quando se pensa nesta multidão imensa de pobres, a mensagem do Evangelho resulta clara: não enterremos os bens do Senhor! Ponhamos em circulação a caridade”, declarou ele.

Para vivência o “Dia do Pobre” a Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, organizou, pelo segundo ano, consecutivo, o Projeto “Abraço do Pai”, uma ideia que nasceu, no ano passado, inspirada no 18º CEN – Congresso Nacional Eucarístico do Recife, que conclamava “Pão em todas as mesas”.

O Projeto Diocesano “Abraço do Pai” tem como objetivo levar aos fiéis de nossas comunidades, cada vez mais, a consciência de que a caridade aos irmãos é extensão da mesa da Eucaristia, que a adoração de Jesus na hóstia santa, no ostensório, nos deve levar a enxergar Cristo no pobre.

O Projeto “Abraço do Pai” veio, este ano, ligado à Campanha “É tempo de cuidar, é tempo de agir” promovida pelo Regional Nordeste IV da CNBB. A campanha foi lançada no dia 17 de outubro, nas Dioceses de todo o Estado, e tem como meta a arrecadação de alimentos e a busca de soluções, ações e políticas que procurem amenizar a situação de fome dos nossos pobres.

O Projeto “Abraço do Pai” teve início no dia 06 de novembro, com a realização de um “Cerco de Jericó” Diocesano, num período de 7 dias e 7 noites, de reflexão, oração, adoração e caridade, em todas as paróquias.

Dentro Projeto, O CERCO DE JERICÓ teve como ponto de reflexão o terma escolhido pelo papa Francisco, para o Dia Mundial do Pobre deste ano, a partir do texto bíblico da segunda carta aos Coríntios: “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9). A intenção – tomado do apóstolo Paulo – é manter o olhar fixo em Jesus, que, “sendo rico, se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza”.

A Jornada e “Dia do Pobre”, na Diocese de Bom Jesus, aconteceu no dia 15 de novembro. A data foi uma opção dos padres, em vista do feriado, que facilitou a participação do voluntariado. O “Dia Mundial do Pobre, Diocesano” seguiu o tema da CF-2023 – “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). E neste sentido, cada adorador foi convidado a colaborar com sua oferta material, um gesto concreto que acompanhado do gesto de oração e adoração, resultam em verdadeira Caridade.

A Paróquia da Catedral, acolheu no dia 15, mais duas paróquias da cidade, Paróquia São Pedro Apóstolo e Paróquia São José, que juntas organizaram as ações que duraram todo o dia. Segundo Pe. José Dino, Pároco da Catedral, uma multidão de irmãos pobres, vieram de todas as periferias, ouve assistência de profissionais de várias áreas, brinquedos infláveis para a diversão das crianças, lanche, distribuição de cestas, roupas, calçados e brinquedos e ao final 150 famílias foram cadastradas para acompanhamento social, das Pastorais Sociais.

O “Dia Mundial do Pobre” foi instituído pelo Papa Francisco, no ano de 2016, para lembrar a toda a Igreja, de que não se pode ser indiferentes diante da situação da fome e da desigualdade social que nos cercam. Este dia deverá estar voltado para a caridade e assistência aos pobres de nossas comunidades, à uma série de atividades, em conjunto com a sociedade local, os voluntários de várias áreas, órgãos públicos, e profissionais liberais.

O Projeto Abraço do Pai, tem à frente as coordenações da RCC (Gilmara - Corrente), Cáritas Diocesana (Pe. Adairton - Curimatá) e demais Pastorais Sociais (Pe. José Dino – Bom Jesus).

A Campanha “É tempo de cuidar, é tempo de agir”, continua. Verifique em sua Comunidade, informe-se e veja como você pode colaborar. Jesus espera ser encontrado no nosso irmão, pobre.

(PASCOM – Bom Jesus Piauí)