09/03/2017

  • Monte Alegre
  • Monte Alegre
  • Corrente
  • Corrente
  • Gilbu?s(Vaqueta)
  • Gilbu?s(Vaqueta)
  • Gilbu?s
  • N.Sra.Divina Pastora(Gilbu?s)
  • Monte Alegre

"Estações Marianas" são as visitas pastorais que neste "Ano Nacional Mariano (2016/2017)", comemoramos os Trezentos anos do encontro da Imagem de NSra. Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. De uma maneira particular, nosso bispo, Dom Marcos, visitará as Paróquias da Diocese com títulos de Nossa Senhora. Os temas das Estações Marianas são baseados no roteiro do livro de Georgette Blaquière: “ O Evangelho de Maria.”

As primeiras Estações Marianas foram realizadas em três Paróquias da Região Pastoral Sul da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Monte Alegre do Piauí, recebeu a visita do bispo diocesano, D.Marcos Tavoni, no dia 03 de março, para a realização da Primeira Estação Mariana(tema: o salto na fé I* ).Em Monte Alegre  a Santa Missa teve a participação de um grande número de fieis, devotos de N.Sra. de Fátima e de N.Sra.Aparecida. 

Na cidade de Corrente, na Paróquia Imaculada Conceição foi realizada a Segunda Estação, no dia 04 de março( tema: o salto na fé II). Em consonância às atividades da Estação Mariana, os padres mercedários e a comunidade paroquial comemorou os três anos de ordenação episcopal de D.Marcos, oferencendo-lhe um bolo festivo e delicioso. 

A terceira Estação Mariana ocorreu na Paróquia Nossa Senhora Divina Pastora no dia 05 de março( tema: a alegria na fé), com uma diversificada programação, dentre elas a visita a uma capela da Paróquia na Zona Rural, dedicada a Nossa Senhora Aparecida. 

Três paróquias da Região Pastoral Leste da Diocese receberão as próximas Estações Marianas. Veja quais paróquias, temas e datas
•    Paróquia N.Sra. das Mercês(Riacho Frio). Tema: A vida na fé I - (02 de  junho )
•    Paróquia N.Sra. das Mercês(Avelino Lopes). Tema: A vida na fé II - (03 de junho)
•    Paróquia N.Sra. do Bom Sucesso( Curimatá). Tema: A vida na fé III - (04 de junho)
Após este segundo grupo de realização das Estações Marianas, ainda serão realizadas mais seis estações na Região Pastoral Norte da Diocese. Confira o calendário completo.

Relato das atividades da 3ª Estação Mariana na Paróquia Nossa Senhora Divina Pastora-Gilbués.Texto:Pastoral da Comunicação Paroquia-Pascom Paroquial) 

No último domingo(05/03), a Paróquia Nossa Senhora Divina Pastora, em Gilbués, que têm como Pároco o Padre Raimundo Nonato de Oliveira Silva e Vigário Paroquial Padre Antônio Mendes Figueiredo, localizada a 158 km da sede da Diocese, recebeu o Bispo Diocesano Dom Marcos Antônio Tavoni, para a visita pastoral denominada "Estação Mariana ", por ocasião do Ano Nacional Mariano, que celebra o jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul-SP, que está sendo realizada em todas as Paróquias da diocese que têm títulos de Nossa Senhora.

A programação teve início às 9h30min com um momento de animação e louvor conduzido pela Renovação Carismática Católica-RCC, seguida pela acolhida do Bispo feita pelo pároco Raimundo Nonato. Posteriormente foi rezado o Terço Mariano (Mistérios Gloriosos), conduzido pela coordenadora paroquial do Movimento "Mãe Rainha" Luisineide, e cada dezena era rezada por um grupo de pastoral da Paróquia.

Após a oração do Santo Terço a Pastoral da Juventude(PJ) apresentou uma encenação sobre o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul-SP. Depois disso, o Bispo ministrou uma palestra sobre o Ano Nacional Mariano e a importância de Nossa Senhora. 

A programação da manhã foi finalizada com um lanche e uma visita que D.Marcos e o Pe.Nonato fizeram a uma família que perdeu familiares em um acidente automobilístico semana passada. À tarde, D.Marcos visitou a Comunidade Rural da Vaqueta, a única da paróquia que têm Nossa Senhora Aparecida como padroeira, onde foi celebrada a Santa  Missa. 

A programação da Estação Mariana na Paróquia Nossa Senhora Divina Pastora, teve encerramento à noite, com a Missa presidida pelo bispo na Igreja São Raimundo Nonato com a participação de um grande número de fieis.

                                                                                       Veja mais fotos das Estações Marianas na Galeria de Fotos

Por: Pascom Diocesana