22/10/2019

Faz parte dos objetivos missionários-pastorais de Dom Marcos Antonio Tavoni, nosso bispo, visitar todos os cantinhos de nossa imensa Diocese e não apenas as sedes e Igreja Matriz dos Municípios. Ele esteve, mais um final de semana nos interiores de Gilbués. É a terceira Comunidade Rural da Paróquia Divina Pastora vistada pelo Bispo. Dom Marcos  já celebrou dois anos, em dois festejos, na Vaqueta e no Compra Fiado, além de na Cidade já ter celebrado na Matriz, Igreja de São Raimundo e Santo Antônio. 
Nas Melancias comemorou-se, no domingo 20/10, os 40 anos da presença da CPT - Comissão Pastoral da Terra, no Estado do Piauí e na Diocese de Bom Jesus.
Estiveram em Melancias para o Evento celebrativo a Comissão Regional e Diocesana da CPT e Lideranças das mais diversas Comunidades Tradicionais do interior de Gilbués  e de Santa Filomena. Houve a Celebração da Missa, presidida por Dom Marcos e concelebrada pelo Pe. Júlio. Depois da Missa fez-se memória dos acontecimentos históricos que marcaram estes 40 anos e colheu-se vários testemunhos das lideranças sobre a atuação e os trabalhos da CPT.
Na sua homilia e falas, Dom Marcos agradeceu o bem que tem realizado a Pastoral da Terra pelo povo santo de Deus e ilucidou: "Se não fosse a presença da Igreja nestes lugares mais longínquos e esquecidos, quem viria para ajudar? A CPT não traz apenas a consciência da cidadania e seus direitos ao nosso povo. Por ser uma "pastoral" ela leva mais que assistencialismos e orientações polico-sociais, ela leva a espiritualidade da esperança, o anúncio da Boa Nova do Reino de Deus. Sem esperança não há fé. A esperança é o combustível da fé. É na vida comunitária, o estar unidos à oração, Palavra de Deus e Eucaristia que está a força que nutre os cristãos e os renovam para continuarem firmes em suas lutas e desafios"
As Melancias com suas Comunidades Tradicionais,  continuam reinvindicando o direito à titulação de suas terras, o reconhecimento do Estado de um direito natural que já lhes é assegurado pelo fato de estarem aqui assentados desde a formação dos povos do Piauí.
A necessidade mais urgente que me apresentaram no momento, para as Comunidades, é de uma Escola que reúna as crianças da Região. As Melancias têm um barraco que chamam de Escola  Municipal e que se encontra no quase abandono. Hoje às crianças estão condenadas a percorrer grandes distâncias a pé e de ônibus para chegarem a Cidade e estudar.
As estradas também são ruins e mal preservadas.
"Estive em alguns bairros da periferia e nos interiores de Gilbués. Infelizmente, tudo igual, parece lugares primitivos e desligados da civilização. Percebi somente que eles tem a sorte de ter energia elétrica, isso quando não falha o sistema. Reina a indiferença e inexistência do poder público. Me parece que a única preocupação é fazer praça na Cidade e inaugurar logo. O que viemos afinal fazer aqui? Viemos senão trazer esperança, a quem quase já perdeu". Assim concluiu Dom Marcos sua entrevista para a Pascom.
Caiu na mesma manhã do domingo uma chuva torrencial. Para todos sinal da bênção de Deus pela presença do Bispo. Confira o vídeo do Rali enfrentado por Dom Marcos http://bit.ly/2N8IwzY e as fotos do Evento. 
(Pascom Bom Jesus-PI/20/10/19)