25/09/2021

Os Festejos da Co-padroeira da Diocese de Bom Jesus, Nossa Senhora das Mercês, foi motivado pela alegria do Ano Jubilar Diocesano “Jequitibá e Rubi”, em referência aos 100 anos de criação da Prelazia de Bom Jesus do Gurguéia e 40 anos de sua elevação ao grau de Diocese. O tradicional Novenário, contou, a cada noite, com temas específicos que contextualizaram a história da Catedral, dentro dos 100 anos de vida da Igreja de Bom Jesus. O ponto alto das festividades ficou por conta do último dia do Novenário, dia 23, quando a Comunidade da Catedral acolheu o Oratório Peregrino e Missionário do Bom Jesus da Boa Sentença, Padroeiro Principal da Diocese, que percorreu todas as paróquias e retornou à Bom Jesus, para a noite do Jubileu Paroquial da Catedral. A Celebração Jubilar foi presidida por Dom Walmor de Oliveira Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e Presidente da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e concelebrada por Dom Marcos Antonio Tavoni, pelos padres de Bom Jesus, Pe. José Dino e Pe. Edgardo (Catedral), Pe. José Alves (S. Pedro Apóstolo), Pe. Claudinei (Menino Jesus de Praga) e Pe. Alcineide (Santo Antonio) que veio da cidade de Júlio Borges. Dom Walmor visitou Bom Jesus a convite de Dom Marcos Tavoni, que tendo conhecimento de seu afeto filial para com Nossa Senhora das Mercês e laços de fé com a Família Mercedária, o convidou para conhecer a mais bela joia do Sul do Piauí, a nossa Majestosa Imagem de Nossa Senhora das Mercês, que sentada em seu trono de bondade, desde a sua Catedral, derrama graças abundantes sobre seus filhos. A Liturgia Solene foi marcada por momentos de emoção e de manifestação de fé. Crianças revestidas de “bispinhos” representaram os bispos do passado. Dom Marcos realizou a Novena Perpétua do Padroeiro e as palavras da homilia de Dom Walmor de Oliveira, cheias de unção, encantaram a todos. No final da Celebração os dois bispos deram entrevistas que foram ao ar, no dia seguinte, no JCTV da Rede Vida de Televisão, divulgando nossa terra e nossa gente. Em sua passagem por Bom Jesus, Dom Walmor de Oliveira Azevedo, conquistou o coração dos bom-jesuenses. Cativado pela singeleza da acolhida que recebeu e inspirando-se no “olhar amoroso” que traz nossa Majestosa Imagem, compôs uma belíssima oração à Virgem das Mercês, que publicaremos, em breve e em primeira mão, nesta edição. (PASCOM-Bom Jesus-PI)