19/03/2020

 A Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, na pessoa de Dom Marcos Antonio Tavoni, publica o segundo comunicado urgente sobre as orientações e providências da Igreja com relação à pandemia do Coronavírus. No Comunicado oficial, entre muitas regras a serem adotadas, a Diocese informa que as celebrações das missas e outras reuniões estão suspensa por tempo indeterminado; e Dom Marcos coloca em alerta máximo a população da Região observando que, infelizmente, o único remédio para contermos o contágio do vírus e à sua propagação no território da Diocese é a atitude de prevenção, pois não dispomos em nenhuma das Cidades do Sul do Piauí de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), indispensáveis e urgentes em caso de contaminação. Confira na íntegra o comunicado da Diocese publica em nosso Site.

(Pascom-Bom Jesus/PI)

 

 

                                                                   Diocese de Bom Jesus do Gurguéia

                                              Av. Getúlio Vargas, 600 - Centro - CEP 64.900-000 Bom Jesus - PI

                                              Fone: (89) 3562-2496 - E-mail: curia@diocesedebomjesus.org,br

 

                                                                                  II - COMUNICADO

                                                               ORIENTAÇÕES E MEDIDAS URGENTES

 

                                                                                     “Coronavírus”

 

Aos nossos

Padres, Diáconos e Seminaristas; Religiosos e Religiosas;

Agentes Pastorais; Coordenadores de Grupos e de Movimentos;

Diocesanos e Diocesanas de Bom Jesus do Gurguéia; e a todas as

pessoas de boa vontade:

 

 

                                                                                                                                          Bom Jesus-PI, 19 de março de 2020.

 

 Irmãos e Irmãs:

 

                Saudações de saúde e paz!

 

                Como Igreja Particular de Bom Jesus do Gurguéia, mais uma vez queremos nos posicionar, colaborando com as autoridades públicas sanitárias do país, no combate preventivo contra o Vírus “Coronavírus”, responsável pela transmissão da doença que se tornou pandemia, e que vem espalhando pânico e morte em todos os cantos do mundo.

 

                Queremos, mediante o agravamento da situação, e considerando o nosso primeiro Comunicado Oficial sobre o assunto (15.03.20), esclarecer e detalhar nossas ações que apontamos, urgentes e necessárias:

 

Orientação Geral

                Visando o “bem maior” dos fiéis e para a preservação da vida, neste tempo de pandemia do Coronavírus, todas as atividades que impliquem reunião e celebração numerosa de pessoas, no território da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, deverão ser imediatamente suspensas, até que se indique o contrário, observando-se os fundamentos e as orientações específicas, abaixo discriminadas.

 

Fundamentos

                     A Igreja de Bom Jesus, diante da gravidade do momento, fundamentada pela Palavra de Deus quaresmal: "Não quero a morte do pecador, mas sim que se converta e viva.” (Ez 18,23) e “Eu vim para que todos tenham vida,          e a tenham em abundância.” (Jo 10,10); inspirada, ainda, no tema da Campanha da Fraternidade 2020: Fraternidade e Vida, Dom e Compromisso”; e amparada no Direito Canônico: “O Bispo diocesano, sempre que julgar que isso possa concorrer para o bem espiritual dos fiéis, pode  dispensá-los das leis disciplinares, universais ou particulares, para o seu território” (Cân. 87); traz aos seus diocesanos e diocesanas, as seguintes orientações:

 

 

Orientações Específicas:

 

  1. Missas, Celebrações, Preparações, Festejos e Velórios

                         Ficam suspensas todas as Missas, Celebrações da Palavra e Preparações, coletivas, por tempo indeterminado, como também os Novenários e Festejos.

            Recordando que os Padres têm a obrigação de celebrar as missas (sem povo) pelo seu povo, segundo os seus  pedidos e intenções e principalmente, neste momento, orar pelos que sofrem com a pandemia, pelas autoridades sanitárias, pelos governantes e pela Igreja. Os fiéis deverão participar das Missas transmitidas pelas Rádios, TVs e Mídias de Internet. Nas Paróquias do Interior da Diocese onde não se disponha de instrumentos de transmissão, os fiéis poderão acompanhar as celebrações pelas mídias de Internet, ao vivo, através do Link que será disponibilizado no site e nas demais mídias da Diocese; deverá ser valorizada a espiritualidade da interiorização, com a participação do fiel na Comunhão Espiritual. Caso haja necessidade de missa por falecimento ou sétimo dia, o Padre deverá rezá-la na intenção do sufrágio do falecido e em particular (sem povo). Os velórios deverão ser recomendados a realização com poucas pessoas, em lugar arejado e de maneira, se possível, abreviada.  O Padre deve selecionar um grupo de apoio para acompanha-lo nas transmissões das liturgias (leitores e cantores) que se comprometam, com ele, a submeter-se às devidas medidas de uma quarentena. Mesmo nas missas ou pequenas celebrações privadas, com público restrito, observe-se com a devida atenção: omitir o abraço da Paz; oração do Pai Nosso sem dar as mãos; comunhão distribuída diretamente nas mãos dos fiéis; e o respeito de uma razoável distância física entre os presentes.

 

 

        2. Pastorais, Grupos e Movimentos

                        O mesmo, acima, aplica-se às celebrações e preparações dos Grupos, Movimentos e Pastorais; para comunicação e repasse de orientações e recados utilizem-se do telefone e dos meios eletrônicos de Comunicação, como grupo de whatsapp, e-mail e outros. A Pastoral da Saúde ou dos Enfermos deverá suspender as visitas aos doentes, comunicando-se, devidamente e previamente, por telefone ou outro meio indireto, com os familiares informando a situação, recomendando o acompanhamento das missas através dos meios de comunicação e observando a eles a orientação da valorização da Comunhão Espiritual;

 

 

        3.  Secretaria Paroquial, Funcionários, Contribuições e o Recolhimento do Dízimo

                        Os funcionário de toda Diocese deverão ser informados sob a realidade e precauções, monitorados e acompanhados em sua situação de saúde; orientados sobre o uso de máscaras cirúrgicas e quanto as precauções no atendimento ao público. O tempo de trabalho deverá ser reduzido ao mínimo, bastando-se as tarefas urgentes do dia. As Secretarias deverão funcionar sob um regime semi-aberto de “quase-quarentena”, mantendo-se os trabalhos internos e um atendimento atencioso via telefone e correspondência eletrônica; as contribuições espontâneas e o dízimo dos fiéis poderão ser depositados, em conta bancária indicada pela paróquia ou, de preferência, em uma urna, preparada para esse fim, instalada na Secretaria ou no interior da Igreja; A Igreja (Templo), deverá permanecer aberta, arejada, preparada para a oração individual dos fiéis, sem estimular a reunião de oração em grupos. É importante ter nas portas das Igrejas e Secretárias o aviso bem claro quanto a forma de atendimento reduzido e os seus horários. Os telefones e endereço eletrônico de contato deverão, também, estar bem destacados e visíveis.

 

         4.  Jubileu da Prelazia (100 anos) e Diocese (40 Anos)

                         Ficam canceladas as primeiras atividades do Ano Jubilar de 2020/2021, justificando-se o fato por não ser possível realizar as necessárias reuniões em preparação dos eventos. Portanto, por consequência fica cancelada a Celebração de Abertura do Ano Jubilar programada para o dia 18/06, centenário da Prelazia. Nossas atenções e festividades estarão, a partir de agora, voltadas para o encerramento do Ano Jubilar, em 03/10/2021,comemoração do aniversário de 40 anos da Diocese de Bom Jesus.

 

         5. Sorteio do Bingo da Prelazia/Diocese

                        O “Bingão de Aniversário da Prelazia” programado para 18/07/2020, com a intenção de angariar fundos para os eventos comemorativos do Ano Jubilar, fica cancelado e sem previsão de uma nova data. Sua realização implicaria em reuniões de organização, no contato direto entre as pessoas com a venda de cartelas e convocação de concentração de pessoas, atividades essas contrárias às regras de prevenção.

 

         6. Semana Santa

                        Caso a pandemia se estenda até o mês de abril, alertamos que serão canceladas as celebrações públicas da Semana Santa (Celebrações coletivas) e os fiéis serão dispensados da obrigação do preceito. No caso, estudaremos e informaremos uma maneira da realização de celebrações privadas, tanto para o Domingo de Ramos como para o Tríduo Pascal. Mas queremos, desde já, nos preparar, em espírito, para o que poderá vir a ser esta Páscoa; uma Páscoa, “passagem do Senhor”, muito “diferente” das demais Páscoas, do que seja o habitual. O Mistério Pascal deverá ser vivido mais intensamente no recolhimento e na interiorização, a participação através dos meios de Comunicação, exigirá de nós todos muito “mais coração”. Os Padres deverão celebrar os Santos Mistérios, provavelmente, em privado, em celebrações limitadas e de acordo com o que indica o item um (1.) destas orientações. Já para a Missa do Santo Crisma e da Unidade (Missa dos Santos Óleos), na Quarta-feira Santa, poderá acontecer de, ocasionalmente, ser realizada somente com o Presbitério (os Padres, junto com o seu Bispo) devendo ser disciplinada, de maneira específica.

 

         7. Catequese – Primeira Eucaristia e Crisma

                        A Catequese de crianças, jovens e adultos deve ser dispensada deste primeiro semestre, devendo retomar suas atividades no segundo semestre, renovando as inscrições e dando sequência aos conteúdos pedagógicos já programados. A Primeira Eucaristia e a Crisma deverão, portanto, acontecer somente no final do Primeiro e do Segundo Semestre, do próximo ano (2021), respectivamente.

 

         8. Batizados

                         As reuniões para preparação e celebração de Batizados, exceto em risco de morte, deverão ser suspensas e recomentadas para o segundo semestre deste ano, tendo em vista a proteção preventiva dos participantes, bem como a preservação da saúde do próprio batizando interessado.

 

         9. Ordenações

                         As ordenações dos Diáconos Zorenilton e Domingos, programadas, respectivamente, uma para o final de maio, em Gilbués e a outra para o final de junho, em Barreiras do Piauí, ficam adiadas, salvo o contrário, para o final deste ano de 2020.

 

        10. Consideramos grave e urgente, as seguintes informações:

  • Segundo os especialistas, infectologistas, o Coronavírus não é uma gripe comum e sim uma infecção viral grave e letal, ou seja, uma doença que mata;
  • O contágio do Coronavírus se dá de forma direta e se propaga rapidamente;
  • Os mais atingidos são os idosos por possuírem baixa imunidade;
  • O paciente infectado é atingido nos pulmões, sente muita falta de ar, fica com dificuldade de respirar, precisando, necessariamente e com a máxima urgência, ser “entubado”, por aparelhos e receber oxigênio, para não morrer;
  • Os maiores municípios que compõe a macrorregião do sul do Piauí, Bom Jesus e Corrente, não dispõem de nenhum leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
  • Os hospitais da Região são precários no seu atendimento básico, e não possuem equipamentos adequados, nem para o diagnóstico (Tomografia), nem para o tratamento da doença (Aparelho de Tubos de Oxigênio).
  • As distâncias em horas, entre nossas cidades e os principais centros médicos são imensas e a velocidade da infecção viral, já no organismo da pessoa, avança muito rapidamente, podendo não alcançar, em tempo, o necessário socorro;

 

                Agradecidos pela atenção, convocamos a todos para que, juntos, de forma sistemática e responsável, possamos trabalhar na prevenção e no combate, lutando pela erradicação desse mal.

                Que São José, Esposo da Virgem Maria, cuja Memória, hoje, celebramos, rogue por nós junto a Jesus, livrando nossas famílias e a humanidade das pragas e de todos os perigos.

 

                Fraternalmente,

 

                                                                  

                                                                          Dom Marcos Antonio Tavoni

                                                           Bispo Diocesano de Bom Jesus do Gurguéia