27/02/2019

A CF - Campanha da Fraternidade, promovida pela Igreja Católica, no tempo litúrgico da Quaresma, nos é proposta como ação-caridade. Trata-se não apenas de ficar em palavras, mas traduzir em gestos concretos a nossa conversão. O tema: Políticas Públicas visa, justamente, ir ao encontro das pessoas mais fragilizadas da nossa sociedade, vitimadas pelos pecados da injustiça, do descaso e da indiferença que levam a dor ao sofrimento e à morte.

A Quaresma nos prepara para vivermos o Mistério Pascal, onde Cristo, Nosso Senhor, vence a morte e sua ressurreição nos traz vida nova.   Com esta CF queremos levantar os principais dramas vividos nas nossas Comunidade, nas Cidades da Diocese. Desejamos despertar no povo, consciência de organização e de luta pelos seus direitos.

Para isso vamos nos encontrar com vários setores da sociedade, os jovens, idosos, necessitados de cuidados especiais, assistência médica etc. Pretendemos reunir, levantar falhas e apontar saídas; dar consciência, organizar lideranças e apresentar ao poder público, às câmaras municipais e estaduais, aos que legislam, as situações levantadas e as propostas sugeridas nos encontros. A intenção é bem clara, é trabalhar em parceria Igreja e governantes.

Nós organizarmos o povo, mas são eles, os governantes, que detêm os meios e recursos. Queremos juntar forças, trabalhando pelo outro, pelo irmão, pelo bem comum. Pretendemos fazer "A Política", a boa política. Não queremos fazer política tendenciosa, partidária. Desejamos trabalhar com os que governam, sejam eles do partido A ou seja B; quem está no poder, está a serviço do povo; e o povo, para a Igreja, são todos os filhos e filhas de Deus e merecem viver bem, em dignidade.

O lançamento oficial da CF-2019, em nossa Diocese será no dia 12/02, em um dos colégios públicos de Bom Jesus, já parceria com Secretaria Municipal de Educação. Começaremos, portanto, a Campanha, nos reunindo com a nossa juventude. Contamos com colaboração e boa vontade, de todos os católicos ou não católicos. Desde Já, Deus abençoe os nossos bons propósitos.

(Dom Marcos Antônio Tavoni, Bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia)