14/05/2020

A Igreja de Bom Jesus do Gurguéia, celebrou com festa a Memória de Nossa Senhora de Fátima. Aconteceu ontem, 13 de maio, em nossa Catedral Diocesana e teve início ao repicar dos sinos que marcavam seis horas da tarde; hora, tradicionalmente conhecida como “Hora do Ângelus”, o momento em que o Anjo anuncia à Maria a vinda do Salvador ao mundo.

A celebração foi presidida por Dom Marcos Antonio Tavoni, transmitida pelo Facebook da Diocese e contou com a presença dos concelebrantes  Pe. José Dino, Pároco da Catedral, Pe. Jucilei, Vigário Paroquial e Pe. Hélio Damascena, visitante. Durante a celebração foi Proclamado, pelo Pe. José Dino, Pároco da Catedral e Chanceler da Cúria, o Decreto referente ao Ano Jubilar Diocesano de 2020/2021, em comemoração aos cem anos de vida da nossa Igreja.

Durante sua homilia, Dom Marcos explicou a importância do ato e contextualizou o Jubileu Diocesano, enfatizando os principais fatos da  história que precederam a Criação da Prelazia e que, coincidentemente, se assemelham, hoje, aos fatos que antecedem à comemoração do Jubileu Diocesano. Fez memória, de que, há cem anos, o mundo saía do enfrentamento de uma pandemia sem precedentes, a devastadora Gripe Espanhola que dizimou quase 50 milhões de pessoas no mundo; e que, atualmente, a humanidade atravessa os mesmo angustiantes problemas com a pandemia do novo Corona Vírus, Covid-19. O Bispo terminou suas palavras recordando que no ano de 1917, Nossa Senhora de Fátima manifestava-se ao mundo, como intervenção divina, para alertar o mundo da necessidade da conversão e penitencia para salvar a humanidade dos horrores da pandemia e da guerra. Por isso a razão da escolha desta data e celebração, 13 de maio e Memória de N. Senhora de Fátima, para a proclamação do Jubileu Diocesano; para que se possa consagrar ao seu Imaculado Coração e ao Sagrado Coração de Jesus, nossa Diocese, o Brasil e o Mundo, pedindo ajuda e proteção contra todos os males que nos assolam no tempo presente.

O texto do Decreto de Proclamação do Jubileu pode ser lido, abaixo, na sua íntegra. Ele oferece um belo resumo da história da Prelazia, de sua criação, desmembramento e elevação ao grau de Diocese. São cem anos de vida de Igreja, resumidos e narrados através da trajetória de nossos bispos e pastores. Vale apena conferir. (PASCOM/Bom Jesus-PI).

____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

DECRETO

Protocolo no. 001/2020

 

ANO JUBILAR DIOCESANO

JEQUITIBÁ & RUBI

100 ANOS DE PRELAZIA (1920/2020) & 40 ANOS DE DIOCESE (1981/2021)

 Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes,

povos todos festejai-o!” (Sl 116, 1)

               

Aos irmãos e irmãs,

diocesanos e diocesanas de Bom Jesus do Gurguéia e

a todos quanto lerem estas letras,

no Senhor da Vida, saudações de paz!

 

                Com grande alegria, anuncio a todos o Jubileu da Igreja Particular de Bom Jesus do Gurguéia; e DECRETO o período entre anos 2020/2021, “Ano Jubilar” em comemoração ao centenário da criação da Prelazia de Bom Jesus do Gurguéia e do quadragésimo ano de sua elevação ao Grau de Diocese.

                O Ano Jubilar Diocesano transcorrerá de 18/06/2020 (aniversário de criação da Prelazia, em 1920) a 03/10/2021 (aniversário da criação da Diocese, em 1981) e será, honrosamente, intitulado e chamado:

“Ano Jubilar Jequitibá & Rubi”

                O Jequitibá, árvore de sobrevivência centenária, nobre e robusta, simboliza os 100 anos de vida da Igreja de Bom Jesus. Representa bem as raízes da firmeza da fé, plantada pelos primeiros evangelizadores, frades mercedários, fixada no coração do povo católico do Sul do Piauí. O Rubi, pedra preciosa e de coloração atraente, simboliza os 40 anos da Diocese, retrata bem a alegria e jovialidade de uma igreja vibrante e atuante. Jequitibá e Rubi simbolizam, a Igreja de Bom Jesus do Gurguéia que em meio aos muitos desafios do Nordeste Brasileiro, segue firme, se consolidando e fazendo brilhar a grandeza de sua gente, na construção de sua própria história.

                Nesta ocasião jubilar, situamo-nos no tempo presente, fazemos menção à gloriosa história passada e nos projetamos rumo a um futuro ao qual anelamos sempre mais promissor:

 

ANO 1920 DA GRAÇA DO SENHOR

 

                Com a Bula Ecclesiae Universae, Carta Apostólica do Papa Bento XV, de 18 de junho de 1920, “Sobre a Ereção de Pequena Prelazia: Bono Iesu de Gurgueia de Piauhy” (Bom Jesus do Gurguéia do Piauí) foram lançados os alicerces do que no futuro viria ser nossa querida Diocese.

                O governo da Igreja universal providenciou, cuidadosamente, para que a quantidade dos limites eclesiásticos no mundo católico aumentassem, de modo que, os limites das reduzidas dioceses fossem confiados a cada um dos pastores do pequeno rebanho de fiéis e os próprios prelados pudessem exercer o múnus a eles confiado mais facilmente em vantagem de seu povo.

                Em consenso, com Dom Otaviano Pereira de Albuquerque, Bispo do Piauí, e com amparo na Carta Apostólica Ad univeras orbis ecclesias, de 27/04/1892, realizou-se a divisão e desligamento, em comum acordo, das seguintes paroquias da Diocese do Piauí: São Raimundo Nonato, Bom Jesus do Gurguéia, Parnaguá e Santa Filomena; nos limites das quais foi constituida a Pequena Prelazia de

 

“Bono Iesu de Gurguéia de Piauhy”

Bom Jesus do Gurguéia do Piauí

 

                Até sua constituição como Diocese, a Prelazia foi sulfragânia da Arquidiocese de Belém do Pará e sujeita à autoridade eclesiástica do seu respectivo Arcebispo o venerável Dom Santino Maria da Silva Coutinho.

                Passados sessenta anos de história de vida de Igreja-Prelazia, sucederam-se quatro Bispos Prelados Titulares e colaboraram três Bispos Auxiliares; todos pertencentes à Ordem de Nossa Senhora das Mercês:

1º Dom Pedro Pascual Miguél (Bispo Prelado: 29/06/1922 – 05/05/1925);

Dom Ramón Vicente Harrison Abello (Bispo Prelado: 02/10/1927 - 24/10/1927);

Dom Inocêncio López Santamaria (Bispo Prelado: 22/01/1931 – 09/03/1958);

Dom José Vásquez Díaz (Bispo Auxiliar Prelado: 09/03/1957 - 03/03/1958;

      Bispo Prelado: 09/03/1958 – 25/07/1982; Bispo Diocesano: 25/07/1982 - 02/04/1989);

      Dom Abel Alonso Núñez (Bispo Auxiliar Prelado: 14/07/1971 – 01/06/1975);

Dom Ramon Lopez Carrozas (Bispo Auxiliar Prelado: 26/04/1979 – 25/07/1982;          

      Bispo Auxiliar Diocesano: 25/07/1982 - 09/05/1989; Bispo Diocesano: 09/05/1989

      15/01/2014).

 

NO ANO DE 1960 DA GRAÇA DE NOSSO SENHOR

 

                O Papa João XXIII, em 17/12/1960, publica a Bula Papal Cum Venerabilis, cujo teor, atendia a um Pedido de Dom José Vásquez Días, e autorizava o desmembramento da Prelazia de São Raimundo Nonato da Prelazia de Bom Jesus do Gurgéia. Em solenidade relizada na Catedral de São Raimndo Nonato, no dia 19/12/1961, o ato foi formalizado, estando presentes o então Núncio Apostólico, Dom Arnaldo Lombardi e o representante da Arquidiocese de Teresina, Dom Avelar Brandão Vilela. Com o desmembramento, Dom José Vásquez Días prosseguiu a linha sucessória dos Bispos da Prelazia de Bom Jesus do Gurguéia, residindo na Cidade de Bom Jesus; e São Raimndo Nonato, em 1963, recebeu seu primeiro Bispo Prelado.

 

ANO 1981 DA GRAÇA DE NOSSO SENHOR,

 

                Através da Constituição Apostólica Institutionis Propositum, do Papa João Paulo II, em 02 de outubro de 1981, as denominadas “Prelazias Guirantinga: Bom Jesus do Piauí” foram elevadas à condição de Diocese.

                Ouvida as preces e os apelos do povo do lugar, a Santa Mãe Igreja, percebendo há tempos, na América Latina, a existência de comunidades de cristãos leigos, em condições de alcançar a fundação da estrutura de organismos que possibilitassem estabilidade e firmeza para a vida pastoral; atendendo ao pedido do então Núncio Apostólico no Brasil, Dom Carmine Rocco, resolveu por bem elevar – como de fato o fez - ao grau de Diocese as prelazias com as referidas condições; e a partir desse ato eclesial, as Prelazias chamadas  “Guirantinga, Bom Jesus do Piauí”, passou a ser chamada de

                                                               “Diocese de Bom Jesus do Gurguéia”

No dia 25/07/1982, em Celebração realizada na então Catedral de Bom Jesus da Boa Sentença, por delegação da Nunciatura Apostólica, o Arcebispo de Teresina, Dom José Freire Falcão, após celebração da Eucaristia, procedeu à ereção canônica da nova Diocese. Dom José Vásquez Díaz passou a ser o Bispo titular.

Entre os expoentes de tão fértil sucedânea episcopal, damos destaque à Dom Inocêncio López Santamaria, afamado pela vida de santidade e atualmente em vias de canonização; e  Dom José Vásquez Díaz, grande responsável pelo apogeu pastoral desta Igreja e da sua elevação ao grau de Diocese. Dom José Vásquez governou Bom Jesus, em dois períodos, como Bispo Prelado e como Bispo Diocesano, sendo sucedido por Dom Ramon Lopez Carrozas, na época, seu colaborador como Bispo Auxiliar.

Dom Ramon Lopez Carrozas, já sendo Bispo Auxiliar da Diocese, por 10 anos, em 09/05/1989, assumiu o Governo da Diocese, como titular, sendo, a partir daí, contado como seu 5º Bispo; permaneceu a frente da Diocese por mais 25 anos, totalizando 35 anos de Episcopado ao serviço da Igreja de Bom Jesus do Gurguéia. Foi o grande articulador das estruturas pastorais e sociais; promotor da Educação, das vocações, consolidador do presbitério; ordenou a maioria do clero e instalou várias paróquias; teve sua renúncia canônica aceita, em 15/01/2014 e foi sucedido, por Dom Marcos Antonio Tavoni, no mesmo ano. Dom Ramon -de recente lembrança- devemos a ele eterna e efusiva gratidão.

Neste Ano Jubilar, para a memória das gerações futuras, registramos aqui: governa a Igreja Universal, o santo Padre o Papa Francisco; o Brasil tem por Núncio Apostólico Dom Giovanni D’aniello;  a Diocese de Bom Jesus do Gurguéia é sufragânea da Arquidiocese de Teresina, tendo como Arcebispo Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho; pertence, segundo jurisprudência eclesiástica, ao Regional Nordeste IV da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil); tem uma população estimada em aproximadamente 200 mil habitantes; uma divisão geopolítica de 21 municípios; está dividida em 4 grandes Regiões Pastorais, compondo ao todo 24 paróquias e possui suficiente número de Sacerdotes, grande número de pastorais, grupos e movimentos eclesiais. A Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, figura, estatisticamente, como a Diocese mais católica do Brasil em número de batizados, percentual.

 

ANO 2020 DA GRAÇA DE NOSSO SENHOR

 

Dom Marcos Antonio Tavoni, assumiu a Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, como 6º Bispo Diocesano, em 28/03/2014. Portanto, passados 6 anos de sua posse, completados os 40 anos de Diocese e 100 anos de vida da Igreja de Bom Jesus do Gurguéia; é quem, honrosamente, proclama esse Ano Jubilar Diocesano; e declara:

Uma vez tendo sido designado pelo Papa Francisco, como Bispo Diocesano de Bom Jesus do Gurguéia e ungido para esta missão, alegro-me, por fazer parte da fileira de tão grandes, nobres e santos pastores e de poder, humildemente, participar e colaborar efetivamente, da gloriosa história desta querida Igreja.

Sob o ressoar de meu lema episcopal: Apascenta minhas ovelhas (Jo 21,17), quero unir-me a todos os diocesanos e diocesanas de Bom Jesus e, em oração, consagrar e colocar sob olhar materno da Virgem Maria, Nossa Senhora das Mercês - nossa fiel intercessora junto ao Bom Jesus da Boa Sentença - todo este ANO JUBILAR, a vida e missão de nossos Padres, Diáconos, Seminaristas, Religiosos e Religiosas, Ministros, Coordenadores e Responsáveis de Grupos, Movimentos e Pastorais. Que as graças, bênçãos e indulgências a nós dispensadas neste tempo possam atingir todas as nossas famílias, possam se espalhar por todos os cantos de nossa imensa e querida Diocese de Bom Jesus do Gurguéia. 

Dado e passado nesta Sede Episcopal de Bom Jesus-PI, sob o nosso Sinal e Selo de nossas Armas, aos 13 dias do mês de maio, na Memória de Nossa Senhora de Fátima, do ano de 2020, da graça do Senhor.

“Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes,

povos todos festejai-o!

Pois comprovado é seu amor para conosco,

para sempre ele é fiel!” (Sl 116)

                                                                              

Dom Marcos Antonio Tavoni

Bispo Diocesano de Bom Jesus do Gurguéia

 

 

Pe. José Dino Ribeiro Nunes

Chanceler da Cúria Diocesana