20/05/2020

- FONTE: Comissão Pastoral da Terra - Regional Piaui

“Se eu pudesse eu viveria tudo de novo

pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais,  

Eu corria de polícia de novo,

 Eu apanhava de novo,

 Eu era processada tudo de novo,

porque é assim que sei viver o evangelho.

Expedita Araújo

 

É com grande pesar e muita tristeza que a Comissão Pastoral da Terra - CPT Piauí comunica o falecimento de nossa companheira Expedita Araújo na tarde de hoje, 18 de maio de 2020.

Expedita foi uma mulher extraordinária que dedicou sua vida a viver o evangelho de Cristo ao lado dos mais pobres, sobretudo, ao lado das mulheres. Foi uma das fundadoras do MST- Movimento dos Sem Terra e da CPT no Piauí, nesta última atuou de 1988 a 1996 na CPT Regional tendo sido coordenadora nos anos de 1994 a 1996 e esteve articuladora da CPT diocesana de Teresina de 1996 até sua aposentadoria.

Defendeu a vida em todas as suas formas, denunciou o trabalho escravo em grandes empresas no Piauí, organizou grupos de mulheres quebradeiras de coco babaçu e participou ativamente da luta pela terra ao lado de muitas famílias, como por exemplo as famílias do Assentamento Apolinário em Miguel Alves-PI aonde foi linha de frente.

Sem medo, firme e autêntica, Expedita lutava a muitos anos pela vida contra uma doença respiratória, mas nesta tarde não resistiu e às 17:30 veio a falecer. O corpo será levado para sua cidade natal, Dom Expedito Lopes-PI, cerca de 300km de Teresina.

 A CPT Piauí lamenta seu falecimento ao tempo em que reafirma a certeza da ressurreição em Jesus Cristo. Esperamos em Deus o conforto para a família nesse momento de dor, mas também cremos que a partida é um recomeço, um nascimento para a glória.

 

18 de Maio de 2020.

FONTE: Comissão Pastoral da Terra - Regional Piaui