25/09/2021

Virgem Branca das Mercês, do alto de vosso trono, sentada por serdes doutora do amor de Deus, ao contemplar vossa veneranda imagem, nesta Catedral da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, neste amado Estado do Piauí, fui encontrado por vosso doce olhar. Olhar de mãe que encontra e acompanha seus filhos e filhas, peregrinos do Reino. Na linguagem da arte, com beleza magistral, vosso doce olhar encontra nosso olhar e nos conduz ao olhar do filho amado, apresentado no vosso colo materno. O olhar do filho amado tem força de penetrante singularidade, mostrando a fonte da verdadeira luz do amor, ele Cristo, o Bom Jesus da Boa Sentença. Doce olhar de Mãe que se transmuta em olhar de discípula exemplar, amalgamando nossos olhares: o vosso, o nosso e o do Bom Jesus Menino. Vosso doce olhar revela a alegria encantada de filha predileta de Deus Pai, a doçura do olhar da Mãe do filho de Deus, o olhar amoroso da esposa santíssima do Espírito Santo. Vosso olhar de Mercês redireciona os olhares aflitos para encontrar alívios e consolação, os olhares à procura para aprender as lições, os olhares de discípulos para nunca perder de vista o Mestre, iluminando com seu olhar a direção certa do seguimento d’Ele, caminho, verdade e vida. Inspirados por esta confiança, sede Mercê a todos nós, por nós intercedendo, livrando-nos de males e perigos, para que obedientes a Ele, o Bom Jesus, sejamos promotores da justiça, defensores dos direitos, testemunhas credíveis, marcando a sociedade com o sabor do Evangelho, para que o mundo creia, enquanto caminhamos rumo ao Reino definitivo. (Autoria de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte e Presidente da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, composta após sua visita à Catedral de Nossa Senhora das Mercês, em Bom Jesus, Piauí, em 23/09/2021, Jubileu Diocesano de 100 de Prelazia e 40 anos de Diocese de Bom Jesus do Gurguéia).