06/01/2023

Uma Missa Exequial pelo Papa Emérito Bento XVI, foi celebrada, ontem, 05/01, ao meio-dia, na Capela da Catedral de Nossa Senhora das Mercês, em Bom Jesus. A Missa em sufrágio do Pontífice falecido no dia 31/12/22, foi presidida por Dom Marcos Antonio Tavoni, concelebrada pelos Párocos da Catedral Pe. José Dino e Pe. Marcos Delmondes, Pároco em Morro Cabeça no Tempo; contou, com a presença do Diácono Domingos Pereira, da Catedral, e significativo grupo de fiéis.
Em sua homilia Dom Marcos falou da importância da comunhão e unidade da Igreja nestes momentos; fez referência à biografia do Santo Padre, lembrando a grandiosidade do homem “Joseph Ratzinger” como “papa Bento XVI”, pessoa, nobre, culta, intelectual e santa, capaz de grandes gestos de humanidade e de humildade.
Discorrendo sobre a trajetória eclesial do Papa Bento XVI, Dom Marcos, recordou aos presentes, os inícios do pontificado de Bento XVI e o seu relacionamento com Brasil. Falou com carinho da graça e oportunidade de conhecer Bento XVI e de receber sua bênção em três ocasiões, em 2005, na JMJ (Jornada Mundial da Juventude) em Colônia, Alemanha; e em 2007, na Conferência Latino-Americana de Aparecida e inauguração da Fazenda da Esperança (Guaratinguetá) e em 2011, em Roma, na festa do Pálio, do então Arcebispo de Brasília, Cardeal Sérgio da Rocha.
Bento XVI, nascido Joseph Aloisius Ratzinger, em 16 de abril de 1927, Marktl, Alemanha, foi 265º Papa da Igreja Católica e Bispo de Roma de 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013, quando oficializou a sua abdicação. Posteriormente foi Papa Emérito e Romano Pontífice Emérito da Igreja Católica. Desde sua renúncia era Bispo emérito da Diocese de Roma. Faleceu aos 31 dias do mês de dezembro de 2022, no Mosteiro Mater Ecclesiæ, Vaticano, aos 95 anos de idade.
canonizou o primeiro santo brasileiro, Santo Antônio de Sant’Ana Galvão (Frei Galvão), canonização inédita pelo fato de acontecer fora dos muros do Vaticano, por ocasião da conferência de Aparecida.
(PASCOM – Bom Jesus-PI)