30/08/2020

- DOM MARCOS ANTONIO TAVONI

“Testemunha ou ocasião de tropeço?”   (Mt 16,21-27)

A caminhada de uma Comunidade Cristã é alimentada pela chama do amor-caridade que deve crescer dentro de nós, na medida em que nos deixamos iluminar pela Palavra de Deus. Quanto mais iluminados, mais próximos da Luz e mais conhecedores das coisas como elas são. A verdade vai se tornando chama viva na mente e no coração, a verdade sobre nós mesmos, o mundo e a vontade de Deus. 


Ao profeta ou discípulo se faz necessário fidelidade a esse fogo interior, pois ao mesmo tempo que queima ele alimenta, não apenas consome a vida, mas aquece a alma. Se não houver disposição, em nós, para acolher a verdade e aceitá-la como vontade de Deus, só nos restará a rebeldia, pois verdade e realidade, aqui, são sinônimos de cruz. 

Quem não aceita a realidade, também, não suporta seguir caminhando com Jesus, não poderá avançar no discipulado. A cruz para o pagão que pensa as coisas do mundo torna-se um escândalo, mas para o que crê e decide segui-lo, transforma-se em salvação. 

Que nos restará a fazer ou para onde fugir? Ele é o Caminho a percorrer, pois venceu por nós o pecado e a morte. Ele é a Verdade iluminadora, pois entrando na paixão e Cruz, carregou o fardo da nossa realidade existencial e destruiu o pecado e a morte. Ele é Vida, pois com sua ressurreição nos justificou e fez possível vivermos uma vida nova. 

Nesta liturgia e altura do caminho, o Senhor nos interpela no seu seguimento o que pretendemos ser: “testemunhas ou pedras de tropeço?”

Rezemos: Senhor, não te peço que me troque a cruz. Ajuda-me a carregá-la.
Não te peço que encurtes o caminho. Venha comigo, conversando.
Não te peço que me troques de água em vinho. Dá-me beber o que for do teu agrado.
Se me deixar chorar, é porque me amas assim.
Havendo apenas risos, sem sabermos do sofrimento, é difícil exercer a bondade.
Se consentes que firam é para que eu saiba amar. Porque só existe amor onde houver perdão. E só os feridos têm o que perdoar.
Não te peço que me troques a cruz. Ajuda-me a carregá-la!

Um excelente Domingo!


 + Marcos Antonio Tavoni 
Bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia - PI

 

FONTE: PASCOM - Diocese de Bom Jesus do Gurgueia - PI