20/10/2022

A participação e engajamento da juventude católica, nas Comunidades, tem sido uma preocupação constante entre as prioridades pastorais da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia. Com o final da pandemia um número significativo de adolescentes e jovens diminuíram a frequência e a participação, nas missas e nos grupos de expressão juvenil.
Na Visita Ad Lima Apostolorum, realizada, no mês de maio, pelos Bispos do Regional Nordeste IV, em visita ao Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, nosso Bispo Diocesano, Dom Marcos Tavoni, trouxe como novidade daquele Departamento da Cúria Romana, a proposta da organização da edição das JMJs (Jornada Mundial da Juventude) com uma versão Diocesana, na intenção da animação e promoção das expressões juvenis.
As JMJs – Jornadas Mundiais da Juventude, são encontros mundiais de jovens católicos que acontecem de 4 em 4 anos. São Jovens de diversas nacionalidades e expressões juvenis que reúnem junto do santo padre o Papa, Pastor Universal da Igreja, para receberem apoio e estímulo na caminhada de fé. Na versão Diocesana da JMJ, a jornada acontece junto ao Bispo Diocesano.
Dom Marcos Antonio Tavoni, que tem por lema episcopal: “Apascenta minhas ovelhas” (Jo 21,17) acolheu o desafio proposto pelo Dicastério para os Leigos e com a aprovação recebida do Clero, pretende arrebanhar nossos Jovens, para realizar a primeira JMJ Diocesana de Bom Jesus do Gurguéia que acontecerá no dia nos dias 26 e 27 de novembro, na cidade de Monte Alegre do Piauí, sob a proteção de Nossa Senhora de Fátima, Padroeira da Cidade e de Portugal, Sede da próxima JMJ, em 2023.
Existem vários grupos de jovens espalhados na Diocese, alguns mais ativos e outros menos, cada um com sua espiritualidade ou carisma próprios, como Grupos de Oração de Jovens da RCC (Renovação Católica Carismática); EJC – Encontro de Jovens com Cristo, que tem origem nas famílias do ECC (Encontro de Casai d=com Cristo); Grupos de Jovens Paroquiais independentes; e a  PJ (Pastoral da Juventude), expressão mais significativa da Diocese que está no aguardo da escolha de uma nova Coordenação que deverá acontecer até o final do ano, com a visita da Coordenação Regional da PJ e acompanhamento do Setor Juventude e do nosso Bispo.
Todos estão convocados para a JMJ Diocesana, que tem por intenção animar as diversas expressões em seus próprios carismas e no fortalecimento do grupo de pertença.
A organização da JMJ Diocesana de 2022, já vem acontecendo por etapas de encontros preparatórios nas quatro regiões Pastorais da Diocese e está sendo promovida pelo Setor Juventude da Diocese que tem como novo Referencial Diocesano o Pe. Jefferson Leandro, Pároco da Paróquia de São Gonçalo, Região Pastoral Leste da nossa Diocese, e que conta com a colaboração de todas as pessoas de boa vontade, na atenção e animação da nossa juventude.
(PASCOM – Bom Jesus)