07/06/2020

- DOM MARCOS ANTONIO TAVONI

TRÍDUO EM PREPARAÇÃO À SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI – 2020

 

PRIMEIRO DIA - PREPARAÇÃO

  1. Os trêsdias que antecedem a Solenidade de Corpus Christi podem ser dedicados à oração - em família ou individualmente - como preparação para honrar e adorar a Santíssima Eucaristia, em espírito e verdade, mesmo assistindo virtualmente à Missa (11/06 - quinta-feira).
  2. Evite sair de casa, pois a pandemia do corona-vírus ainda está grave, contaminando e matando mais de mil pessoas por dia no Brasil. #fiqueemcasa
  3. No seu “cantinho de oração”, prepare um altar com a imagem ou quadro do Sagrado Coração de Jesus (ou um Crucifixo ou outra imagem de Jesus); vela acesa, ardendo durante a oração; uma imagem de Nossa Senhora; Bíblia de onde se fará a leitura do Evangelho e se rezará o Salmo.

 

1°DIA – 08/06/2020 – SEGUNDA-FEIRA

INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA, DO SACERDÓCIO E DO MANDAMENTO DO AMOR

 

1. ORAÇÕES INICIAIS

Sinal da Cruz

 

Do Céu lhes destes o Pão. Aleluia.

Que contém todo sabor. Aleluia.

 

            Oremos: Senhor Jesus Cristo, no admirável Sacramento, nos deixastes o memorial da vossa Paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós que viveis e reinais, com o Pai e o Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém.

 

2. LEITURA BÍBLICA

Ler da Bíblia o trecho de João 13,1-17

 

3. SALMO RESPONSORIAL

Rezar da Bíblia o Salmo 116/114-115,12-19

 

4. TEXTO DE MEDITAÇÃO

Papa Francisco. Quinta-feira Santa na Ceia do Senhor. Homilia. 18/04/2019

            “Ouvimos o que Jesus fez. É interessante! O Evangelho diz: ‘Jesus sabia que o Pai tinha posto tudo nas Suas mãos’, ou seja, Jesus tinha todo o poder. E, depois, começa a fazer este gesto de lavar os pés. Trata-se de um gesto que faziam os escravos daquela época, porque não havia asfalto nas estradas e, quando chegavam, as pessoas tinham poeira nos pés; quando chegavam a uma casa para uma visita ou para o almoço, havia os escravos que lhes lavavam os pés. E Jesus faz este gesto: lava os pés! Faz um gesto de escravo: Ele, que tinha todo o poder, Ele, que era o Senhor, faz o gesto de escravo. E em seguida aconselha a todos: ‘Fazei este gesto também entre vós’. Ou seja, servi-vos uns aos outros, sede irmãos no serviço, não na ambição, como de quem domina o outro ou de quantos pisam no outro; não! Sede irmãos no serviço. Tens necessidade de algo, de um serviço? Eu faço-o para ti. Nisto consiste a fraternidade. A fraternidade é humilde, sempre: está a serviço. E eu farei este gesto - a Igreja quer que o Bispo o faça todos os anos, uma vez por ano, pelo menos na Quinta-Feira Santa - para imitar o gesto de Jesus e também para se beneficiar inclusive a si mesmo com o exemplo, porque o Bispo não é o mais importante, mas deve ser o maior servidor. E cada um de nós deve ser servidor do próximo.Esta é a regra de Jesus, a regra do Evangelho: a regra do serviço, não de dominar, de praticar o mal, de humilhar os outros. Serviço! Certa vez, quando os Apóstolos discutiam entre eles, debatiam sobre ‘quem é o mais importante entre nós’, Jesus pegou num menino e disse: ‘A criança. Se o vosso coração não for como o de uma criança, não sereis meus discípulos’. Coração de criança, humilde mas servidor. E ali acrescenta algo interessante, que podemos relacionar com este gesto de hoje. Diz: ‘Prestai atenção: os chefes das Nações dominam, mas entre vós não deve ser assim. O maior deve servir o mais pequenino. Quem se sente o maior, deve ser o servidor’ (cf. Mc 9,30-37; Mt 20,25-28). Também todos nós devemos ser servidores. É verdade que na vida existem problemas: discutimos entre nós... mas isto deve ser algo que passa, algo passageiro, porque no nosso coração deve existir este amor de serviço ao próximo, de estar ao serviço do outro”.

 

5. REFLEXÃO DA PALAVRA E DO TEXTO

            Quem já foi iniciado no Sacramento da Comunhão vive o mandamento do Amor – como ministro ordenado ou fiel leigo/a ou religioso/a – “lavando os pés do próximo”. Como tenho deixado Jesus me lavar os pés? E como lavo os pés dos irmãos e das irmãs, por Cristo, com Cristo e em Cristo?

 

6. INTENÇÕES PESSOAIS E INVOCAÇÕES AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

            “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no seu coração. Porque a sua comunidade é formada por seres humanos, que, reunidos em Cristo, são guiados pelo Espírito Santo na sua peregrinação em vista do reino do Pai, e receberam a mensagem da salvação para a comunicar a todos. Por este motivo, a Igreja sente-se real e intimamente ligada ao gênero humano e à sua história.” (Vaticano II. Gaudium et Spes 1). Rezamos esse Tríduo em preparação à Solenidade do Corpo de Deus, unindo-nos a Jesus Sacramentado nos altares e sacrários da Igreja, presente no mundo inteiro; e comungando solidariamente com a vida de cada pessoa, próxima ou distante. Coloquemos diante dEle a intenção ou as intenções que estão em nossos corações.

 

(Em silêncio, cada um fala para Deus suas intenções para esse Tríduo. Depois, reza-se a ladainha)

 

Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

 

1. Jesus, que instituístes a Eucaristia como Santíssimo Sacramento

Tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

2. Jesus Eucarístico, Sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo da caridade

3. Santíssimo Sacramento do Altar, banquete pascal, em que se recebe Cristo vivo e verdadeiro

4. Nesses tempos de pandemia, olhando para os desvalidos e enfermos

5. Fortalecendo nossa fé, animando nossa esperança e afervorando nossa caridade

 

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.

 

7. ORAÇÕES FINAIS

Se Eu, vosso Mestre e Senhor, vossos pés hoje lavei. Aleluia.

Lavai os pés uns dos outros: eis a lição que vos dei. Aleluia.

 

Pai nosso...

 

            Ó Deus, que constituístes o Cristo sumo e eterno Sacerdote para vossa glória e salvação dos seres humanos, dai ao povo resgatado por Seu Sangue participar do memorial que nos deixou, obter a força da Cruz e alcançar a glória da ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

            Sob a vossa proteção nos refugiamos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades. Mas, livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém.

 

Sinal da Cruz

 

8. COMPROMISSO PESSOAL OU FAMILIAR

            Neste primeiro dia do Tríduo, a família pode combinar um gesto concreto comum a todos; ou cada pessoa pode se compromete em realizar seu próprio gesto concreto, à luz do que foi rezado. Sugestões: 1. Separar mantimentos, roupas, agasalhos para doação na igreja ou outra instituição de caridade; 2. Realizar gestos simples em casa (ou no emprego), que demonstrem o amor e o serviço ao próximo; 3. Reservar o Dízimo ou uma doação significativa para a Comunidade paroquial, encaminhando-a aos cuidados da Secretaria paroquial, seguindo os procedimentos apropriados. 4. Outra que o Espírito Santo inspirar. 

FONTE: CÚRIA DA DIOCESE DE BOM JESUS DO GURGUÉIA