08/06/2020

- DOM MARCOS ANTONIO TAVONI

TRÍDUO EM PREPARAÇÃO À SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI – 2020

 

SEGUNDO DIA – PREPARAÇÃO

  1. Esses dias que antecedem a Solenidade de Corpus Christi podem ser dedicados à oração - em família ou individualmente - como preparação para honrar e adorar a Santíssima Eucaristia, em espírito e verdade, mesmo assistindo virtualmente à Missa (11/06 - quinta-feira).
  2. Evite sair de casa, pois a pandemia do corona-vírus ainda está grave, contaminando e matando mais de mil pessoas por dia no Brasil. #fiqueemcasa
  3. No seu “cantinho de oração”, prepare um altar com a imagem ou quadro do Sagrado Coração de Jesus (ou um Crucifixo ou outra imagem de Jesus); vela acesa, ardendo durante a oração; uma imagem de Nossa Senhora; Bíblia de onde se fará a leitura do Evangelho e se rezará o Salmo.

 

2°DIA – 09/06/2020 – TERÇA-FEIRA

PRESENÇA REAL DE JESUS NA EUCARISTIA E NOS IRMÃOS

 

1. ORAÇÕES INICIAIS

 

Sinal da Cruz

 

Todas as vezes que comemos deste Pão e bebemos deste Cálice. Aleluia.

Anunciamos a morte do Senhor, enquanto esperamos Sua vinda. Aleluia.

 

            Oremos: Senhor nosso Deus, concedei-nos haurir a salvação eterna da divina Fonte do Altar, pois cremos e professamos que Jesus Cristo, nascido da Virgem Maria e morto por nós na cruz, está realmente presente no Sacramento da Eucaristia. E Convosco, Pai, e com o Espírito Santo, vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

 

2. LEITURA BÍBLICA

Ler da Bíblia o trecho de 1Coríntios 11,17-29

 

3. SALMO RESPONSORIAL

Rezar da Bíblia o Salmo 145/144

 

4. TEXTO DE MEDITAÇÃO

São João Crisóstomo (c. 345-407), Arcebispo de Constantinopla

Homilias sobre o Evangelho de Mateus, n°50,3-4 (a partir da Tradução da Liturgia das Horas)

            “Queres honrar o Corpo de Cristo? Então não O desprezes nos Seus membros, isto é, nos pobres que não têm que vestir, nem O honres no templo com vestes de seda, enquanto O abandonas lá fora ao frio e à nudez. Aquele que disse: ‘Isto é o Meu Corpo’ (Mt 26,26), e o realizou ao dizê-lo, é o mesmo que disse: ‘Porque tive fome e não Me destes de comer’ (cf. Mt 25,35); e também: ‘Sempre que deixastes de fazer isto a um destes pequeninos, foi a Mim que o deixastes de fazer’ (Mt 25,42.45). Aqui, o Corpo de Cristo não necessita de vestes, mas de almas puras; além, necessita de muitos desvelos. Deus não precisa de vasos de ouro, mas de almas que sejam de ouro.Não vos digo isto para vos impedir de fazer doações religiosas, mas defendo que simultaneamente, e mesmo antes, se deve dar esmola. Que proveito resulta de a mesa de Cristo estar coberta de taças de ouro, se Ele morre de fome na pessoa dos pobres? Sacia primeiro o faminto, e depois adornarás o Seu altar com o que sobrar. Fazes um cálice de ouro e não dás ‘um copo de água fresca’? (Mt 10,42). Pensa que se trata de Cristo, que é Ele que parte errante, estrangeiro, sem abrigo; e tu, que não O acolheste, ornamentas a calçada, as paredes e os capitéis das colunas, prendes com correntes de prata as lâmpadas, e a Ele, que está preso com grilhões no cárcere, nem sequer vais visitá-Lo? Não te digo isto para te impedir de tal generosidade, mas exorto-te a que a acompanhes ou a faças preceder de outros atos de beneficência. Por conseguinte, enquanto adornas a casa do Senhor, não deixes o teu irmão na miséria, pois ele é um templo e de todos o mais precioso”.

 

5. REFLEXÃO DA PALAVRA E DO TEXTO

            “Discernir o Corpo” – para podermos comungar – é ter consciência viva de que Jesus está realmente presente no Pão e no Vinho consagrados e no empobrecido. Como posso manifestar zelo e piedade nas Missas, percebendo que Deus escolhe os pobres, sem deixar ninguém de lado? Estou disposto a servir Cristo nos mais pobres e desvalidos? Como?

 

6. INTENÇÕES PESSOAIS E INVOCAÇÕES AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

            “‘Deus é caridade e quem permanece na caridade, permanece em Deus e Deus nele’ (1Jo 4,16). Deus difundiu Sua caridade nos nossos corações, por meio do Espírito Santo, que nos foi dado (cf. Rm 5,5). Sendo assim, o primeiro e mais necessário dom é a caridade, com que amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo por amor d'Ele; caridade que cresce no cristão quando participa nos sacramentos, sobretudo na Eucaristia, dando-se ao serviço efetivo de seus irmãos” (Vaticano II. Lumen Gentium 42). Rezamos esse Tríduo em preparação à Solenidade de Corpus Christi, unindo-nos a Jesus que, de rico, Se fez pobre, por causa de nós, para, com Sua pobreza, enriquecer aos empobrecidos do mundo (cf. 2Cor 8,9). Coloquemos diante dEle a intenção ou as intenções que estão em nossos corações.

 

(Em silêncio, cada um fala para Deus suas intenções para esse Tríduo. Depois, reza-se a ladainha)

 

Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

 

1. Corpo e Sangue de Cristo, alimento dos famintos e alento dos pecadores

Tende misericórdia de nós e do mundo inteiro.

2. Jesus Eucarístico, fonte de vida, animador na missão, promotor da solidariedade

3. Senhor Jesus Cristo, Pão vivo descido do Céu

4. Pela vossa dolorosa Paixão e gloriosa Ressurreição

5. Acolhendo os irmãos e irmãs que sofrem de alguma maneira e os que faleceram

 

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.

 

7. ORAÇÕES FINAIS

O que fizestes ao menor dos meus irmãos. Aleluia.

Foi a Mim que o fizestes. Aleluia.

 

Pai nosso...

 

            Ó Deus, sois a consolação dos aflitos e a força dos que labutam. Cheguem até Vós as preces dos que clamam em sua aflição, sejam quais forem os seus sofrimentos, para que se alegrem em suas provações com o socorro da vossa misericórdia. E derramai em nossos corações o vosso Espírito de amor, para que só pensemos o que Vos agrada e Vos amemos com sinceridade, em nossos irmãos e irmãs. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

            Sob a vossa proteção nos refugiamos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades. Mas, livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém.

 

Sinal da Cruz

 

8. COMPROMISSO PESSOAL OU FAMILIAR

            Neste segundo dia do Tríduo, a família pode combinar um gesto concreto comum a todos; ou cada pessoa se compromete em realizar seu próprio gesto concreto, à luz do que foi rezado. Sugestões: 1. Se puder, jejuar ou abster-se de algo nesse dia, deixando de consumir uma refeição (ou outra coisa), e doando algo material à Igreja (Vicentinos, Pastoral da Criança, ...); 2. Perceber, na família e nos vizinhos, se há alguém que precisa de uma atenção especial nesses dias, desdobrando-se para servir concretamente essa pessoa, guardadas as medidas de segurança contra a pandemia; 3. Reservar uma doação especial para alguma ONG (Organização Não-Governamental), que sirva diretamente aos pobres, seguindo os procedimentos apropriados. 4. Outra que o Espírito Santo inspirar..

FONTE: CÚRIA DA DIOCESE DE BOM JESUS DO GURGUÉIA

BAIXE AQUI O ARQUIVO, se desejar IMPRIMIR.