24/07/2019
Aconteceu em Goiânia, de 18 a 21 de julho, o 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), evento promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em colaboração com a Arquidiocese de Goiânia. Assim, Goiânia se torna “Cidade de Comunhão”.
“Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social”, é o tema central em torno do qual será organizada uma “cidade”, no Centro Pastoral Dom Fernando, em Goiânia, com trilhas do conhecimento, baseadas nos três eixos temáticos, com palestras simultâneas, grandes conferências centrais, como nomes como Moisés Saberdelotto e Nilson Klava, da Globo News.
Realizado desde 1998, o Muticom reúne comunicadores, profissionais, pesquisadores, agentes de pastoral e autoridades da Igreja e civil para refletirem, conjuntamente, sobre a democratização e as políticas de comunicação, as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea no campo da Comunicação Social. A edição 2019 também recebe o 1º Encontro de Comunicadores da Signis Brasil Jovem.
Para dom Levi Bonatto, bispo auxiliar de Goiânia e presidente da comissão organizadora do 11º Muticom, é uma alegria e um desafio para a Arquidiocese de Goiânia sediar o Mutirão Brasileiro de Comunicação. “As reflexões em torno da Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social são de extrema importância para a sociedade; esse ambiente de diálogo entre Igreja, comunicadores e acadêmicos enriquece a experiência e possibilita crescimento e aprendizado para todos. De acordo com indicação do Papa Francisco, é essencial que criemos pontes entre as pessoas nas diversas realidades”, afirmou dom Levi.
A conferência de abertura foi proferida pelo pesquisador e doutor Moisés Sbardelotto e tratou a reflexão Midiatização e responsabilidades na Igreja e no Mundo. Sbardelotto é bastante conhecido por suas pesquisas publicações na área de religião e mídia, além da participação nos eventos promovidos pela Igreja Católica. É autor de “E o Verbo se fez rede: religiosidades em reconstrução no ambiente digital” (Paulinas, 2017) e de “E o Verbo se fez bit: A comunicação e a experiência religiosas na internet” (Santuário, 2012), além de mais de uma centena de artigos para diversas publicações. Foi membro da Comissão Especial para o “Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil”, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
As demais conferências serão proferidas pelo professor Deodato Deodato Rafael Libanio, professor da ECA-USP; pelo professor Wolmir Amado, reitor da PUC Goiás; pelo professor Fernando Morgado, consultor, escritor e palestrante na área de comunicação.
No fim da tarde de 19 e 20 de julho, aconteceram workshops com experiências de comunicação que terão a participação do Tenente Pedro Aihara, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, e do jornalista político Nilson Klava.
O evento contou com participantes de 22 estados, e o Piauí foi destaque devido à distância, mas se fez presente com mais de 24 participantes. Liderados por Dom Edilson Nobre, bispo de Oeiras e Referencial para a Comunicação no Regional NE 4, Pe. Duarte de Campo Maior, Assessor do Regional NE 4 para a comunicação, representantes de diversas dioceses piauienses participaram.
A Diocese de Bom Jesus do Gurgueia foi representada pelo Assessor de Comunicação da Diocese Pe. Leandro Pinheiro, que também é jornalista formado pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma. Para o Pe. Leandro “o muticom é uma oportunidade ímpar, pois neste evento temos a oportunidade de conhecer diversas experiências Brasil a fora no campo da comunicação como também conhecer as novidades da área e perceber como a Igreja na sua diversidade trabalha para que em comunhão o Perfeito Comunicador do Pai, que é Jesus Cristo, chegue aos corações de tantas pessoas sedentas de Deus”.
No domingo (21) aconteceu a Missa de encerramento Na Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade-GO, presidida por Dom Washington, arcebispo de Goiânia que contou com a presença dos participantes do Mticom.