12/08/2020

A Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, na pessoa do nosso Bispo Dom Marcos Antonio Tavoni, agradece a gestão de Dom Giovanni d’Aniello que está encerrando sua missão como Núncio Apostólico no Brasil.

Dom Giovanni sempre foi uma presença próxima às Igrejas particulares, ora visitando as dioceses para conhecer as diferentes realidades de perto, inaugurando Igrejas, seminários, concedendo o pálio episcopal aos prelados.

Sempre esteve acompanhado, de perto, a trajetória da CNBB, participando de suas reuniões e da Assembleia Geral (AG) dos bispos do Brasil todos os anos.

Acompanhou a Igreja, sem contudo deixar de exercer com esmero seu papel como diplomata junto aos governos brasileiros.

O arcebispo italiano substituirá dom Celestino Migliore, que foi transferido para Paris.

Dom d’Aniello é o representante diplomático da Santa Sé e do Papa no Brasil desde 10 de fevereiro de 2012. Antes de vir ao Brasil, dom Giovanni exerceu a nunciatura na Tailândia e no Camboja e foi delegado apostólico em Myanmar.

Dom Giovanni tem 65 anos, nasceu em Aversa (Itália), foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano. Foi nomeado núncio apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja.

O núncio apostólico é o representante da Santa Sé e tem status de Embaixador. O Brasil foi o primeiro país fora da Europa a receber um representante papal.

Dom Marcos lamentou o fato de Dom Giovanni partir sem ter visitado Bom Jesus. Não foi possível que em 2014, ele se fizesse presente, em nossa Diocese, para dar posse a Dom Marcos como VI Bispo Diocesano.

Estava prevista a visita de Dom Giovanni à Bom Jesus, por ocasião do encerramento do Jubileu Diocesano, em outubro de 2021, quando a Diocese completará os seus 40 anos de criação. O convite nem mesmo chegou a ser entregue quando chegou até nós a notícia de sua transferência.

"Esperaremos, agora,em Bom Jesus, no encerramento do Jubileu, pela visita do próximo Núncio que pretendemos convidar. Agradecemos a Dom Giovanni D'annielo pelo tempo dedicado ao Brasil, principalmente por sua amizade, simplicidade e proximidade para com os bispos e desejamos que ele possa, como no Brasil, colher bons frutos em sua nova missão, na Rússia". Declarou Dom Marcos Tavoni.

FONTE: PASCOM - Diocese de Bom Jesus do Gurgueia - PI.