16/06/2020
- Texto: Tatiano Ribeiro e Fotos- Pascom Catedral e Santuário Bom Jesus - PI
“Na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a liturgia da Igreja concentra-se, com adoração e amor especial, em torno do mistério do Coração de Cristo.” – São João Paulo II
Com o tema “As Virtudes Teologais do Coração de Jesus – Fé, Esperança e Caridade”, a Paróquia Catedral e Santuário do Bom Jesus da Boa Sentença, juntamente com o Apostolado da Oração e comunidade, mesmo em tempo de quarentena e isolamento, através das mídias sociais, realizará o Tríduo ao Coração de Jesus, nesta terça-feira (16/06), quarta-feira (17/06) e quinta-feira (18/06), sempre às 18:30h, com transmissão ao vivo pelo Faceboke da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia-Piauí.
No dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, sexta-feira de junho (19/06) haverá às 18:30h, Missa solene, presidida pelo Bispo diocesano Dom Marcos Antônio Tavoni pelo Canal youtube da Diocese de Bom Jesus do Gurgueia-Piauí.
Após o encerramento de um conjunto de grandes Festas católicas como a Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santíssima Trindade e Corpus Christi, a liturgia nos leva a contemplar o Sagrado Coração de Jesus. A Solenidade é comemorada sempre na sexta-feira da semana seguinte ao Corpus Christi.
Outras Paróquias da Diocese através dos zeladores do Apostolado da Oração e seus Párocos, estão se organizando com tríduo, nestes três dias e Missa Solene na sexta feira dia 19 de junho, em seus horários, via mídias sociais.
As 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque
Em preparação desta festa, desde o dia 12 de junho através membros do Apostolado da Oração através do Devocionário ao Sagrado Coração de Jesus, uma preparação com as meditações das 12 promessas do Sagrado Jesus. A seguir relembramos as mesmas.
1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;
2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;
3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;
4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;
5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;
6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;
7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;
8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;
9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;
10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;
11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;
12ª Promessa: “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus
A devoção ao Sagrado Coração teve início com São João Eudes e Santa Margarida Maria de Alacoque, no século XVII, embora a devoção remonte aos séculos XIII e XIV, com a primeira aprovação pontifícia no século seguinte. No ano 1856 o Papa Pio IX estendeu a festa a toda a Igreja e em 1928 o Papa Pio XI concedeu à devoção a máxima categoria litúrgica, de solenidade.
O Sagrado Coração de Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, jovem religiosa da Ordem da Visitação, para transmitir sua mensagem de misericórdia e confiança, expressa no coração humano e divino do Verbo Encarnado. O Culto ao Sagrado Coração de Jesus obteve, a partir de então, grande impulso e espalhou-se por toda a Igreja.
Na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja também celebra o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, convocado pelo Santo Padre através da Congregação para o Clero.
“Peçamos também sacerdotes santos, formados ‘segundo o Sagrado Coração de Cristo’”, dizia São João Paulo II, o qual estabeleceu que este dia de oração seja realizado no dia do Coração de Jesus.
Oração – Oferecimento Diário de Junho de 2020
Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje. Minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho Jesus, que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo que guiou a Jesus seja meu guia e meu amparo neste dia, para que eu possa ser testemunha do teu amor.
Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas Intenções do Santo Padre para este mês:
“Rezemos para que aqueles que sofrem encontrem caminhos de vida, deixando-se tocar pelo Coração de Jesus”.
Pai Nosso…
Ave Maria…
Glória ao Pai…
FONTE: PASCOM - Diocese de Bom Jesus do Gurguéia - PI e CNBB.