28/06/2020

- DOM MARCOS ANTONIO TAVONI

PASCOM

Pedro e Paulo, colunas da Igreja: dois santos, dois apóstolos, duas pessoas, duas vidas; duas experiências distintas de chamado, escolha e missão; dois caminhos, um só objetivo, uma só fé e um mesmo destino.

Pedro, um rude pescador, homem prático e destemido, porém, temperamental e volúvel, fez a experiência da misericórdia. Discutia e discordava, mas se arrependia e aprendia; negou o seu senhor e fugiu; percebendo-se pecador, inconstante e fraco na fé, arrependia-se; deixou-se perdoar e moldar-se no seguimento do Mestre. Paulo, homem das letras, autossuficiente e de difícil convivência, pelo zelo da Lei perseguia os cristãos, caiu do alto de suas convicções diante do testemunho daqueles que se deixavam matar; consciente de suas faltas e arrependido, deixou-se, também, humilhar, cuidar e ser amado por Deus, mudando radicalmente os rumos de sua vida.

Pedro foi escolhido por Cristo para “Pescador de homens e Pastor das ovelhas” e santificou sua vida pregando o Evangelho aos Judeus. E Paulo, chamado a ser instrumento entre os pagãos, se santificou ao levar o Evangelho às nações mais distantes.

Pedro e Paulo são hoje unidos, recordados e comemorados numa só Celebração, não pela coincidência de datas do nascimento ou da morte, mas pelo testemunho de comunhão e unidade num só objetivo que os conduziu ao martírio: levar aos homens o conhecimento de Deus, a experiência do seu perdão e da sua misericórdia. São duas pessoas distintas, dois caminhos de missão diferentes, mas uma só fé e igual santificação.

Queridos irmãos e irmãs; a beleza desta Solenidade está em celebrarmos a disposição da Igreja em seus dons e carismas. Ninguém é igual ao outro, somos distintos nas qualidades e defeitos, virtudes e vícios. Nossos dons e qualidades, fraquezas e pecados são elementos que caracterizam e manifestam a nossa personalidade, traços e limites que desenham o nosso ser e define quem somos. Pedro e Paulo nos ajudam a entender que não devemos nunca desistir diante de nossas fraquezas e pecados, mas nos deixar mover pela voz de Deus que continuamente chama e deseja contar conosco. Quanto aos nossos pecados, traumas e amarras do passado, é preciso fazer a experiência de se deixar amar por Deus e não esmorecer. Diante das muitas quedas é preciso confiar, não desistir de si, sempre crer e nunca duvidar do perdão e do amor de Deus que são eternos. Deus sempre contará com o nosso melhor, mas é necessário e nos faz muito bem recordar que os apóstolos Pedro e Paulo, são venerados como Colunas da Igreja não por serem super-homens, dotados de atributos extraordinários, mas tornaram-se solidas colunas na Fé, por serem homens capazes de reconhecer suas próprias fraquezas e depositarem total confiança e esperança em Cristo.

Recordando, hoje, São Pedro, celebramos, também, o dia do Papa. Rezemos, portanto, de maneira especial, pelo nosso querido Papa Francisco, ele é 266º papa da história. Deus o abençoe e preserve!

Um excelente Domingo, em família!
Nossa Senhora, Rainha dos Apóstolos, rogai por nós!
Deus nos abençoe!

Dom Marcos Antonio Tavoni