22/08/2020

- DOM MARCOS ANTONIO TAVONI

“ Senhor, a vossa misericórdia é eterna: não abandoneis a obra das vossas mãos” (SL 137-138)

Deus não desiste nunca de salvar. Ele escolhe, chama, unge e envia os seus mensageiros e representantes. É um Deus que cuida com zelo e ciúmes do que lhe pertence, o seu povo.  O Poder que Ele confere aos homens, não é de prepotência e ostentação, mas de humildade e serviço (Is 22,19-23).  Hierarquia, na Igreja, não pode equiparar-se a um tribunal impositor de ideias próprias, mas deve ser expressão daquilo que ela mesma representa: a misericórdia que há em Deus. Misericórdia que não exclui ninguém, não divide o rebanho, mas ao contrário, junta, cuida de curar as feridas dos que se encontram machucados, agrega e gera comunhão.

O poder de “ligar e desligar” conferido à Igreja só pode ser exercido, com dignidade, por quem sabiamente souber utilizar das suas “Chaves” (Mt 16,13-20). Portanto, o bom ministro e servidor do Evangelho é aquele que tem discernimento para conduzir, é aquele cujo modelo é Jesus, o Bom Pastor, capaz de dar a vida por suas ovelhas e nunca dispersá-las.

Rezemos : Jesus, mestre divino, que chamastes apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos dos nossos jovens. Dai coragem as pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis na missão de apóstolos leigos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém. (Paulo VI)

Um bom Domingo para todos.

Deus vos abençoe!
 +Marcos Antonio Tavoni