05/05/2019

Na tarde do sábado, 4 de maio, e a manhã do domingo, 5, os membros da CNBB que estão reunidos em Aparecida (SP), em sua 57ª Assembleia Geral vão participar de um retiro espiritual. O arcebispo Dom José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário do Vaticano. Ele vai orientar quatro meditações importantes e, no sábado, os bispos participam de uma celebração da Reconciliação. A missa de encerramento do retiro será celebrada às 11h30 do domingo, no Santuário Nacional.

Pregador

O pregador também orientou o retiro do Papa Francisco e dos trabalhadores da Cúria Romana, no ano passado. Segundo o jornal português “Publico”, dom José Tolentino é biblista e investigador, além de poeta e consultor do Conselho Pontifício para a Cultura. No seu livro “Pequeno Caminho das Grandes Perguntas”, lançado em  Portugal em setembro de 2017, ele convida os leitores a sentarem-se num banco de jardim com tempo para encarar as grandes perguntas que nos precedem a todos, avisando logo à partida que as respostas são o que menos interessa nessa viagem sentada, cujo objetivo seria então arranjar espaço para o silêncio e para o espanto.

Numa crônica publicada no mesmo ano no semanário português “Expresso”, ele explicava que “a arte de parar é uma aprendizagem indispensável à sobrevivência”. Da poesia ao ensaio, a sua obra é atravessada, na opinião do padre jesuíta Vasco Pinto de Magalhães, “pelo tom da meditação e da procura de olhar a realidade com olhos de ver”. O jesuíta recuperou assim depressa do espanto de ver um português chamado a orientar a meditação do Papa, tanto mais que Tolentino “é respeitado internacionalmente pelas suas intervenções no campo da cultura e pertence a uma comissão pontifícia”.

O retiro terminará às 11h30 com trasnmissão pela TV Aparecida. Acompanhemos nossos bispos com nossas orações.